Serra compra veículos, vai contratar novos agentes de trânsito e efetivo terá armas de choque

Compartilhe:
celular trânsito Serra
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Defesa Social da Serra anunciou, nesta terça-feira (28), uma reestruturação que está sendo realizada pelo Município no Departamento Operacional de Trânsito (DOT). Os investimentos incluem a compra de novos veículos, armas de choque, computadores e futura abertura de concurso público para a contratação de novos agentes.

O anúncio foi realizado pelo secretário de Defesa Social, Joel Lyrio, durante entrevista concedida ao Jornal TEMPO NOVO. Joel assumiu que o Município sofre com uma defasagem no número de profissionais para a fiscalização de trânsito, no entanto, garantiu que novos investimentos estão sendo feitos pela gestão do prefeito Sergio Vidigal para aumentar a efetividade das ações do DOT.

Até o fim do ano, segundo a prefeitura, serão entregues 11 novos veículos para uso dos agentes, sendo duas caminhonetes a diesel. “Nos últimos três meses, tomamos uma série de ações para investimento no Departamento de Trânsito da Serra. Compramos novos veículos e vamos ser uma das poucas cidades que possuem 4×4 na frota. Após estudos, entendemos que é uma boa opção para a cidade, que possui uma zona territorial muito grande”, destacou o secretário.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Joel Lyrio disse ainda que a Prefeitura da Serra também realizou um investimento de aproximadamente 500 mil para a compra de 46 pistolas elétricas. “Os equipamentos foram comprados e serão utilizados pelos agentes no dia a dia. Também preciso lembrar do investimento em novos computadores para uso da categoria”, contou.

Cerco eletrônico e multa por videomonitoramento

Foto: Divulgação

Também está sendo implantado pela Prefeitura da Serra o Cerco Inteligente de Segurança. Ao todo, serão 60 novas câmeras instaladas por pontos distintos da cidade e todas elas contarão com inteligência artificial para reconhecimento de veículos e pessoas.

O secretário da Serra disse que o novo sistema vai mudar a história do município, que é uma das cidades onde mais se roubam e furtam veículos no Espírito Santo. Para se ter uma ideia, vale ressaltar, que as seguradoras cobram mais caro para proteger o carro ou  a moto de moradores do município serrano.

“Esse cerco eletrônico vai mudar a realidade da Serra. Provavelmente, vamos registrar uma queda no número de roubos e consequentemente baratear o preço dos seguros. Mas as câmeras não verão somente as placas, terão também reconhecimento facial e conseguem identificar até mesmo dentro do veículo”, afirmou.

Essas funções vão permitir, inclusive, a aplicação de multas de trânsito através do videomonitoramento. “Um exemplo clássico é aquele motorista que estiver mexendo no celular enquanto dirige. Se o agente ver pela câmera, ele já irá aplicar a multa no infrator”, relatou Joel.

Concurso para agentes e nova base

Para os próximos meses e anos, também estão previstos novos investimentos que visam fortalecer ainda mais o DOT. Entre eles, a realização de concurso público para aumentar o efetivo. O secretário de Defesa Social não soube informar uma previsão de quando o certame aconteceria e nem estimou a quantidade de vagas que seriam disponibilizadas.

“Nós devemos concordar que existe uma defasagem no efetivo, mas eu não posso te dizer ainda de quantos agentes iremos precisar. Nos próximos anos, teremos a atual BR-101 e ES-010 que serão municipalizadas e teremos que administrar; só que no mesmo tempo, também teremos inteligência artificial que vai auxiliar os agentes; então, às vezes, não será preciso contratar muitos profissionais já que o cerco eletrônico vai alcançar esses lugares e definir para onde os agentes precisam ir”, explicou.

Joel ainda disse que estudos serão feitos após a implementação do cerco eletrônico. “Vamos colocar para funcionar e estudar; se tivermos bons resultados, e isso vai acontecer, não será necessário um aumento gigante de profissionais, pois eles trabalharão aliados com a tecnologia”, finalizou.

Por fim, o secretário disse que o Município contratou uma empresa para projetar a construção de uma nova base do DOT, juntamente com a Guarda Municipal. Não há previsão para o projeto sair do papel.

Sobre o Cerco Eletrônico

Serão 60 novas câmeras de monitoramento distribuídas em pontos estratégicos pela Serra. O sistema não apenas identificará o veículo, como também fará reconhecimento facial que será interligado ao banco de dados do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e com a Polícia Rodoviária Federal.

Na prática, se um veículo for roubado ou furtado na Serra o morador poderá solicitar a busca do carro por meio da placa e o sistema identificará o veículo através da leitura eletrônica da placa veicular. Caso este veículo passe por algum dos pontos monitorados pelas câmeras, ele terá 95% de chances de ser encontrado pelo sistema de inteligência.

Segundo o secretário de Defesa Social, a estrutura deve estar pronta e operando plenamente em julho.

“Todo o nosso parque de Câmeras e nossa Central de Videomonitoramento foi remodelado. Em breve, a Serra será uma das cidades mais vigiadas e, com muito trabalho, esperamos reduzir o número de furtos, roubos e outras irregularidades”, disse.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e abril deste ano, 622 veículos já foram furtados ou roubados dentro da Serra. Só a título de comparação, a cidade de Vitória que já possui o cerco inteligente de segurança (sem o reconhecimento facial), registrou 266 ocorrências de furtos ou roubos de veículos no mesmo período.

Além das novas 60 câmeras, a cidade já conta com outros 100 equipamentos de videomonitoramento tradicional, além de 36 pontos do Cerco Eletrônico do Estado, o que totaliza 196 pontos vigiados.

As estruturas serão integradas e os órgãos competentes terão acessos a todos os vídeos, tanto do Estado, quanto do Município.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também