Serra acende alerta e adota medidas após caso de raiva humana

Compartilhe:
Raiva humana Serra
Crédito: Divulgação
Raiva humana Serra
Paciente infectado com raiva humana é oriundo de Minas Gerais e está internado no hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra. Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra acendeu o alerta após a internação de um paciente infectado com raiva humana em hospital da cidade. O mineiro de 60 anos está no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, e desde sua chegada, o Município adotou medidas para acompanhar de perto o caso. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a prefeitura foi notificada do episódio pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) estadual e que, desde a internação do paciente no hospital Jayme, foram realizadas visitas para investigação e acompanhamento do caso, que é isolado no município.

A secretaria destacou, no entanto, que não existem outros casos da doença no município e, além disso, o infectado é oriundo de outro Estado, Minas Gerais. Apesar disso, informou que a Serra mantém sua equipe a postos para casos do tipo e que realiza constantemente treinamentos acerca do cuidado e prevenção contra a Raiva. 

Informou ainda que, nos próximos dias 27 e 28 de abril, acontecerá uma ação deste tipo destinada aos profissionais da rede municipal e promovida pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Serra.

Sobre o paciente com raiva internado na Serra

No dia 18 deste mês, o Jornal Tempo Novo noticiou que um homem de 60 anos, de Minas Gerais, teve o diagnóstico de raiva humana confirmado. A vítima, que é criador de gado, foi internada no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras

O paciente teve contato direto com um animal “que apresentava sintomatologia neurológica”. 

O homem procurou o serviço de saúde após apresentar quadro de confusão mental. Ele foi atendido inicialmente no hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra do São Francisco (ES), no dia 7 de abril. Ele estava visitando sua família em cidade do Espírito Santo. 

O quadro de saúde dele piorou, e o idoso precisou ser levado ao CTI no dia seguinte, 8 de abril, quando foi transferido ao hospital da Serra. 

Não há detalhes sobre seu estado de saúde. 

O que é raiva humana?

A raiva é uma encefalite aguda (inflamação do cérebro) causada por vírus transmitido por mamíferos infectados, principalmente cães, gatos, morcegos e saguis.

Ao ser mordida por um animal, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o tratamento adequado, que inclui soro e vacina, para prevenir a doença.

Os sintomas da raiva começam a aparecer, em geral, entre duas semanas e três meses após o ataque e incluem mal-estar, febre, dor de cabeça, náusea, dor de garganta, fraqueza, dormência e mudanças de comportamento.

A doença causa morte na grande maioria dos casos depois do surgimento dos sintomas.

O que fazer em caso de contato com animais infectados?

De acordo com a Prefeitura da Serra, em casos de pessoas agredidas por animais transmissores da raiva, como cães, gatos e morcegos, é necessário buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, onde serão realizados a vacinação e o acompanhamento do paciente.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também