
Ana Paula Bonelli
Na última semana integrantes da Liga dos Blocos Carnavalescos da Serra se reuniram para programar como será o carnaval de rua nos bairros e nas praias da Serra. O presidente da Liga dos Blocos, Marcos Caran, conta que muitos blocos ameaçam não sair na rua se não houver contratação de trios elétricos para o carnaval.
Um dos blocos que não sairá se o município não enviar trio é o Pega no Badalo, de Feu Rosa. “Nosso carnaval é tradicional e precisamos do trio para fazer a festa dos moradores do bairro. Sem trio, não tem como fazer carnaval”, destaca Rafael Pereira, presidente do Pega.
Outro bloco tradicional que pode não desfilar é o Tradição de Nova Almeida. “Dependemos dessa ajuda para fazer nosso carnaval. Sem isso não dá”, diz Gilson Cerqueira, presidente do bloco.
De Jacaraípe, o bloco Adrenalina é outro que corre o risco de não ganhar as ruas do balneário. A presidente Mara Loureiro disse que é impossível fazer o carnaval sem trio.
Participaram da reunião, os representantes dos dezesseis blocos que integram a instituição, formado por Zé Pereira e Quebra Galho, da Serra-sede; Empurra o Burro, de Boa Vista; Periguete, de Planalto Serrano – bloco B; Mocidade Serrana, de José Anchieta; Toa a Toa, de Central Carapina; Novinhas Cansadas, de Jardim Carapina; Cara de pau, Eurico Salles; Amigos de São Diogo; Unidos de Novo Horizonte; Carnapiranha, de Carapebus; Galo da Praia e Jegue Folia, de Bicanga; Camundongo e Adrenalina, de Jacaraípe; Tradição, de Nova Almeida; Pega no Badalo, de Feu Rosa; Unidos de Morada, Morada de Laranjeiras; Alegria, de Barcelona; Associação de Serra Dourada III e Acadêmicos de Continental, de Cidade Continental.
“Todos os anos contamos com essa participação do município. A ajuda para a confecção dos abadás já recebemos via convênio e estamos providenciando. O Departamento de Cultura da Serra não nos procurou para falar de contratação de trio e sem esse posicionamento nosso carnaval de rua corre o risco de não acontecer. Uma coisa que seria muito triste, porque há mais de trinta anos que realizamos estes eventos”, reclama Caran.
A Prefeitura da Serra por meio de sua assessoria, disse que ainda estão sendo preparadas as programações para o Carnaval e que tudo está sendo estudado junto com o presidente da Liga dos Blocos e os presidentes das escolas de samba.