Sem traumas: dentistas da Serra atendem crianças dentro da sala de aula

Compartilhe:
dentistas
dentistas
Os dentistas na Serra estão presentes em 25 CMEIs e atendem, no momento, em torno de 7.500 crianças. Crédito: Divulgação

Na Serra, os odontopediatras trocam os consultórios por salas de aula para se aproximarem das crianças. O objetivo é trabalhar a prevenção e a promoção da saúde bucal, solucionando os casos nas escolas, para que estes pacientes não precisem se dirigir às unidades de saúde.

Além disso, essa prática “quebra o gelo”, por meio da aproximação das crianças aos cuidados odontológicos, deixando os pequenos mais à vontade para o tratamento.

A iniciativa é do Programa de Saúde Bucal Escolar, que já é realizado no município e que será integrado ao Programa de Saúde na Escola (PSE), trabalhando de forma intersetorial as áreas da saúde e da educação.

“Quando comecei o índice de crianças com cárie era grande e havia necessidade de encaminhar para a unidade de saúde. Hoje, encaminhamentos três crianças por mês”, comenta a odontopediatra Caroline Moraes.

+ Bazar da Apae terá mais de 100 peças a partir de R$ 2 na Serra

Ela atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marina do Nascimento Camilo, em Campinho da Serra II, que possui em torno de 300 crianças matriculadas, juntamente com a auxiliar de saúde bucal Luciana do Nascimento.

Os dentistas na Serra estão presentes em 25 CMEIs e atendem, no momento, em torno de 7.500 crianças. Os profissionais vão às regiões mais distantes visando atender os locais de maior vulnerabilidade. A ideia é promover saúde bucal, além de tirar o medo do consultório odontológico.

Sem “motorzinho”

Os alunos passam por exames clínicos e quando é verificada a presença de cáries e a necessidade de intervenção, são submetidos ao Tratamento Restaurador Atraumático (ART).

Essa técnica remove dispensa a cadeira odontológica e o uso do “motorzinho”, além de poder ser aplicada na escola mesmo. As crianças não sentem dor alguma e é tudo feito com autorização dos responsáveis.

Yasmim Amorim, 6 anos, passou pelo tratamento na sexta-feira (17), no CMEI Marina do Nascimento Camilo. “Eu já conheço a tia Carol e não fiquei nervosa”, disse a aluna.

O Programa de Saúde Bucal do Escolar orienta principalmente sobre a importância do cuidado com a saúde bucal, com instruções de higiene oral através da escovação correta e do uso do fio dental.

Para crianças com mais necessidade e que precisam de tratamento em nível ambulatorial, os pais são orientados a procurar atendimento nas unidades de saúde de seus territórios.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também