Secretária confirma que disputa eleição e outros quatros ainda avaliam

Compartilhe:
Sede da Prefeitura da Serra. Foto: Divulgação
Elcimara, Jolhiomar, Lourência, Igo e Luciana são os cotados para deixar Prefeitura e disputar a eleição neste ano. Foto: Divulgação

A partir do dia 4 de abril, a equipe do prefeito Audifax Barcelos (Rede) pode sofrer baixas. Secretários municipais – ordenadores de despesas – podem se desincompatibilizar, conforme determina o calendário eleitoral para quem pretende disputar as eleições de 2020. Em 4 de outubro, eleitores brasileiros vão às urnas eleger os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Entre os cotados e que ocupam pastas na Prefeitura estão Lourência Riani (PT), secretária de Direitos Humanos e Cidadania; Elcimara Loureiro, Assistência Social; Jolhiomar Massariol, Coordenadoria de Governo, (ambos Rede); Igor Elson, Serviços; Luciana Malini (PP), Políticas para a Mulher.

TEMPO NOVO procurou os pré-candidatos para confirmar a desincompatibilização. Luciana Malini já adiantou que irá deixar a pasta. “Irei me desincompatibilizar do cargo de secretária em abril por ser obrigatório”. O PP já anunciou Luciana como pré-candidata a prefeita; entretanto, o mercado não descarta a vinda dela para a disputa de vereadora.

Já Elcimara desconversou. “Estou avaliando a possibilidade com meu grupo de apoiadores. Não tenho nada definido”. Entretanto, seu nome tem sido ventilado para ser candidata a vereadora e até mesmo para a sucessão do prefeito Audifax. Ela é filiada à Rede e foi candidata a deputada estadual em 2018, somando 4.349 votos, dos quais cerca de três mil vieram da Serra.

Outro cotado para a sucessão do prefeito é Jolhiomar Massariol. Ele também despistou. “Estou de férias e não pensei nisso ainda”. Ele é braço direito de Audifax, mas nos bastidores o sentimento é de que Jolhiomar perdeu força para a sucessão.

Quem vem emergindo com mais intensidade nas rodas de conversa é o secretário de Serviços, Igor Elson. Cotado para a sucessão, ele seguiu o padrão de respostas discretas dos secretários mais próximos de Audifax: “Estou focado na gestão, mas é possível [desincompatibilizar]”.

Já a ex-vice-prefeita Lourência Riani deve estar na campanha de vereadora. Ela pontuou que seu nome sempre esteve à disposição do partido. “Até abril, estamos articulando a chapa de vereadores e teremos um tempinho para acertar os detalhes. No início de abril, teremos essa decisão. Meu nome sempre esteve e continua à disposição do partido”, frisou.

Após o Carnaval 

Por meio da assessoria na semana passada, o prefeito confirmou que a escolha de seu sucessor poderá vir do secretariado e disse que vai anunciar a decisão logo após o Carnaval. Sobre os secretários que poderão seguir para a campanha de vereador, o prefeito informou que ainda não foram decididos os nomes.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também