“Se está dando certo, por que reinventar a roda”, defende Fábio Duarte

Compartilhe:

O mistério acabou. O vereador Fábio Duarte é o candidato do prefeito Audifax Barcelos para sucedê-lo na Prefeitura. Depois de muito pensar, o prefeito optou por aquele que  considera ser o candidato melhor preparado para dar continuidade à sua administração – aprovada por mais de 70% da população, de acordo com pesquisas internas da Rede.

Fábio Duarte é formado em Administração de Empresa, e na visão do partido, teria o perfil técnico desejado pelo prefeito para assegurar o desenvolvimento sustentável do município. Nesta entrevista, Fábio Duarte fala do desafio de concorrer ao cargo e, se eleito, dar prosseguimento ao trabalho  de Audifax Barcelos.

Depois de muito pensar, o Sr. acabou sendo o escolhido do grupo político do prefeito Audifax Barcelos para sucedê-lo na Prefeitura da Serra. Como o Sr. recebe esta indicação?

Fábio Duarte – Fico honrado com a escolha do prefeito porque sei que ele é muito criterioso com relação à gestão pública.  Como ele é reconhecido principalmente pela sua competência técnica e visão humanística, certamente viu em mim o preparo necessário para dar continuidade ao seu trabalho. Se esta for também a vontade da população da Serra, eu vou me esforçar ao máximo para corresponder a esta expectativa. Me sinto preparado para essa grande missão.

A Serra é tida como referência no desenvolvimento econômico e promoção humana. Caso seja eleito, como o Sr. pretende manter esse crescimento sustentável?

Não existe mágica no serviço público, o prefeito Audifax Barcelos demonstra isso todo dia. Mesmo na crise, a Serra é a cidade que mais cresce no Estado, a que mais entrega obras, a que mais investe no social. Isso é resultado de um trabalho técnico árduo que prioriza o planejamento estratégico. Se está dando certo, por que reinventar a roda, não é verdade? Se eu for eleito, a composição da equipe será técnica, orientada por pesquisas de opinião pública.  É ouvindo o povo que a gente tem mais chances de acertar. O desenvolvimento sustentável vai ser a minha prioridade também.

Em 2018, a Serra foi considerada pela Controladoria Geral da União a cidade mais transparente do Brasil. Se eleito for, o Sr, vai manter aberta para a população toda a movimentação do dinheiro público?

Com certeza. Honestidade acima de tudo. Eu sou um entusiasta da gestão compartilhada. A população precisa estar permanentemente informada sobre como o dinheiro público está sendo aplicado. Com os serviços online, isso agora ficou mais simples, qualquer cidadão pode fiscalizar as ações do executivo e interferir nas decisões municipais. Isso é a cidadania ativa, um movimento que está crescendo no mundo inteiro. Sem a participação popular, nenhuma gestão será bem sucedida.

Como manter a entrega de obras no meio de uma crise econômica que tende a crescer com a pandemia do coronavírus?

Toda crise nos ensina a trabalhar mais e, principalmente, fazer mais com menos. Não existe outra receita. Quando falta dinheiro, é preciso planejar bem as ações, agir tecnicamente e ampliar a articulação política para a captação de recursos estaduais e federais. Se há uma lição que se pode extrair dessa pandemia é a necessidade da unir competências e esforços para o bem coletivo. Tá difícil, mas nós vamos sair dessa crise, a Serra tem uma capacidade incrível de crescer na adversidade.

Na Educação, as super creches foram marcas da gestão do prefeito Audifax Barcelos. O que as mães podem esperar da sua administração para manter o alto padrão de qualidade na educação infantil?

Sem dúvida, por onde eu ando na Serra, só ouço elogios. A estrutura das 16 super creches é arrojada e a proposta de ensino também, cuja base é a prática dos valores humanos. A criança sente alegria de ir para a escola porque ali as suas emoções são valorizadas, o foco é a sua realização pessoal. É aquilo que eu disse no começo da nossa conversa: o que já está bom, será ampliado. Para isso eu só preciso que a população confie em mim como o prefeito Audifax está fazendo. Se eu chegar lá, não vou decepcionar.

O ex-prefeito Sérgio Vidigal já deu sinais de que vai disputar novamente a cadeira de prefeito. Isso te assusta ou te tranquiliza?

Nem uma coisa nem outra. A última eleição mostrou claramente que o voto do eleitor não tem mais dono. Velhos caciques da política foram desbancados por propostas inovadoras de nomes inteiramente novos. O eleitor aprendeu a decidir conforme a sua própria percepção da realidade. A maturidade política do eleitor é visível e crescente. Portanto, quem apresentar o melhor projeto para a cidade, será o escolhido. Também tem outra coisa: eu não faço campanha olhando para os lados, não me preocupo com meus possíveis adversários, traço um caminho e sigo, confiando que a vontade de Deus é que prevalece sempre. Sou um homem de fé, vou até onde Deus permitir.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também