Saiba como receber seu dinheiro de volta por arrependimento em compras na Black Friday | Portal Tempo Novo

Serra, 11 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 27 de novembro de 2018 às 12:23

Saiba como receber seu dinheiro de volta por arrependimento em compras na Black Friday

O consumidor também pode trocar produtos com defeito

Por Maria Nascimento
[email protected]

O consumidor tem 7 dias de prazo para arrependimento por compras feitas na internet. Foto: Divulgação

Especialistas em Direito do Consumidor alertam para os procedimentos que devem ser tomados em caso de arrependimentos por compras realizadas durante a Black Friday, principalmente aquelas feitas por meio da internet, sem o contato direto com o produto. Em 2018, as vendas no e-commerce chegaram a R$ 3,5 bilhões nos quatro dias de Black Friday, o que representa alta de 25% em relação a 29017. Os dados são da Ebit/Nielsen.

Segundo a advogada Carolina Brunoro, especialista em Direito do Consumidor do escritório PimentelBassul Advogados, o cliente está protegido pelo “direito de arrependimento”, previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). “Em compras feitas pela internet, o comprador tem o prazo de sete dias a partir do recebimento para desistir do produto, mesmo que não haja defeito algum”, alerta.

A especialista acrescenta que, desta forma, o consumidor deve receber o valor integral pago na compra, corrigido monetariamente, incluindo o frete. Diz que o prazo para arrependimento começa a contar a partir da data em que a compra foi efetuada, no campo de produtos em que não há entrega, e cita como exemplo passagens aéreas. “Não é necessário especificar um motivo às empresa. 

Caso a loja se recuse a fazer a devolução do dinheiroso o consumidor deve buscar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon ou até mesmo o Poder Judiciário. 

Já as lojas físicas só são obrigadas a realizar trocas caso o produto esteja com defeito, mas algumas realizam a troca, mediante apresentação de nota fiscal. É preciso ficar atento às regras das lojas antes de fazer a compra.

 

 

 

 




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por