22.6 C
Serra
segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Sábado tem palhaço, malabares e perna de pau em Nova Almeida

Leia também

Serra está há dois dias sem registrar mortes causadas pelo coronavírus, diz Estado

Mesmo seguindo na liderança do número de mortes causadas pela Covid-19 no Espírito Santo, a Serra não registra moradores...

Candidatura de Bruno Lamas é teste de popularidade do Governo nas eleições 2020

Os resultados das eleições de novembro, na Serra, podem ser a resposta do povo às ações do Governo do...

Políticos capixabas lamentam marca dos 100 mil mortos por coronavírus no Brasil

Políticos de todo o país manifestaram preocupação com o avanço do número de mortos em decorrência da Covid-19. O...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Haverá apresentações de espetáculos e cortejo com a presença de palhaços, malabaristas, pernas-de-pau, entre outras atividades. Foto: Divulgação

Palhaços, malabaristas, perna de pau e atividades circenses. Essas serão algumas das atividades culturais que serão ofertadas gratuitamente para a comunidade de Nova Almeida, neste sábado (20), a partir das 14h, no Campo Society de Serramar.

À frente da iniciativa está o projeto ‘De Olho do Duto’  que é realizado pela Companhia Artística Sol sem Dó, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro. O foco oferecer aos moradores locais um dia de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa. 

Vai ter apresentações de espetáculos e cortejo com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. Também haverá oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses – malabares, perna de pau e apresentação de palhaços. A programação ainda conta com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores.

Os diretores e artistas da Eslipa, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.

Companhia Artística Sol sem Dó

Formada por artistas do município de Duque de Caxias (RJ), a Companhia Artística Sol sem Dó foi fundada em 2010 e comemora nove anos de trabalhos.  O grupo iniciou suas atividades no Hospital Municipal Drº Moacyr Rodrigues do Carmo, desenvolvendo o projeto de palhaçaria hospitalar “Eu Vim Te Ver”.

A figura da palhaça e do palhaço passou a ser o principal ponto de investigação cênica do grupo, que depois veio a dialogar com o teatro de rua, contação de histórias, música, circo e o circo de teatro. Atualmente, a companhia tem seis integrantes e desenvolve um trabalho múltiplo que percorre a arte, educação e saúde.

O grupo, em sua pesquisa, opta por um trabalho multidisciplinar que vai da palhaçaria hospitalar, das técnicas de palhaçaria relacional – clown, ao teatro de caixa e intervenções urbanas, tendo como grande referencial estético o território da Baixada Fluminense e manifestações de cultura popular, como a Folia de Reis e o Circo Teatro, passando ainda pelas relações de gênero nas investigações de palhaçaria feminina, e pela arte educação, em oficinas e contações de histórias.

Comentários

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Candidatura de Bruno Lamas é teste de popularidade do Governo nas eleições 2020

Os resultados das eleições de novembro, na Serra, podem ser a resposta do povo às ações do Governo do Estado durante a pandemia do...

Políticos capixabas lamentam marca dos 100 mil mortos por coronavírus no Brasil

Políticos de todo o país manifestaram preocupação com o avanço do número de mortos em decorrência da Covid-19. O governador Renato Casagrande (PSB) usou...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!