No próximo dia 21 de setembro, domingo, a cidade de Serra, no Espírito Santo, receberá um evento que une conscientização ambiental, esporte, lazer e cultura. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF-ES), a Descida Ecológica no Rio Jacaraípe acontecerá das 7h às 12h e busca mobilizar a população em prol da preservação dos ecossistemas locais.
O diretor do IBRAFF, Claudiney Rocha, explica que proposta da descida ecológica vai além de um passeio pelo rio: “o objetivo é engajar a comunidade em ações práticas de educação ambiental, promovendo atitudes sustentáveis e reforçando a importância da proteção do meio ambiente”.
Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento conta com algumas atividades previstasm entre elas:
- Descida de caiaque pelo rio Jacaraípe
- Estandes interativos de educação ambiental
- Fixação de placas educativas ao longo do trajeto
- Plantio de mudas de mangue em áreas de preservação
O evento também é uma oportunidade para despertar novas percepções ambientais e formar multiplicadores que levem a mensagem da conservação adiante em suas comunidades.
Leia também
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, a Descida Ecológica é patrocinada pelo Banco Sicredi e Instituto AEGEA, com apoio da Prefeitura Municipal da Serra. Conta ainda com a parceria de instituições como IPRAM, Instituto Goiamum, Polícia Ambiental, Projeto Manguejar e o projeto Oceanografia Para Todos, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Com o lema “suas ações podem inspirar toda a sociedade”, a iniciativa reforça a importância da união entre poder público, sociedade civil e instituições na defesa do meio ambiente. Segundo a organização, a expectativa é de que o evento reúna moradores, estudantes, ambientalistas e voluntários de todas as idades.
Serviço
Evento: Descida Ecológica no Rio Jacaraípe
Data: 21 de setembro (domingo)
Horário: Das 7h às 12h
Local: Rio Jacaraípe, Serra – ES
Realização: IBRAFF
Entrada: Gratuita

