A Prefeitura da Serra vai manter a queima de fogos em três praias da cidade. A confirmação foi feita pela secretaria municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) que disse que o show pirotécnico irá acontecer em Jacaraípe, Manguinhos e Bicanga.
Em Jacaraípe será realizada queima de fogos através de balsas para evitar aglomerações na praia.
Um detalhe diferenciado é que este ano, respeitando a legislação municipal, os fogos serão silenciosos, ou seja, somente com luzes e cores.
O vice-prefeito da Serra e secretário de Turismo da cidade, Thiago Carreiro garantiu que o município respeitará a lei aprovada em 2020 que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho, seja em eventos públicos ou particulares.
Leia também
“Essa foi uma das nossas preocupações ao abrir o processo para contratação dos fogos de artifício. Um pedido feito pelo nosso prefeito Sergio Vidigal que tem uma preocupação muito grande com a saúde de crianças autistas e idosos. Teremos fogos de baixo ruído para não gerar transtornos na saúde de idosos, das pessoas acamadas, das crianças autistas e também para evitar o pânico que estes barulhos causam nos animais”.
A Lei nº 5.151, de 02 de janeiro de 2020 proíbe o transporte, armazenamento, comercialização e o manuseio de fogos e artefatos explosivos pirotécnicos sonoros em qualquer estabelecimento comercial de Serra, e também a utilização, queima e soltura de fogos e artefatos pirotécnicos sonoros em locais públicos e privados, abertos ou fechados.
Também prevê multa de R$ 2 mil, valor que pode ser dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.
A lei não proíbe o uso de fogos na cidade, artefatos que não façam o barulho, ou que tenha baixo ruído, poderão ser usados. A Lei visa o bem estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos.