Repelente grátis e teatro no semáforo para combater a dengue na Serra

0
Repelente grátis e teatro no semáforo para combater a dengue na Serra
Alguns dos alunos que irão participar do evento. Foto: Divulgação

Mais de 8 mil casos de dengue foram registrados na Serra em 2019, levando a óbito três pessoas. O aumento, em relação ao ano passado, é de 1.848%, se comparado ao mesmo período do ano. Os dados, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), assustam e alertam para a importância da conscientização entre os moradores.

Pensando nisso, um grupo de alunos da Escola Adventista da Serra vai ao centro de Serra Sede para fazer teatro no semáforo e distribuir repelente gratuito, nesta terça-feira (21), às 8h30. Eles estarão com os rostos pintados como se fossem à guerra. A ideia é chamar a atenção dos moradores para o perigo da dengue e incentivá-los a combater o mosquito.

Dois alunos se vestirão de mosquito, enquanto outro com uma “raquete gigante” correrá atrás deles. Enquanto a cena acontece, na faixa de pedestres do semáforo, alunos formarão uma sequência de mosaicos com as frases: Atenção à dengue. Esta luta é de todos nós!

Motoristas que passarem pelo local receberão um sachê de repelente gratuito, que vai com uma mensagem de conscientização. “Entendemos que a escola tem um papel importante na comunidade, pois, ao mesmo tempo que os alunos aprendem sobre como combater a doenças, eles também passam o recado para as outras pessoas”, lembrou a diretora da escola, Lucilene Couto.

Pós-chuva

A chuva que caiu no último sábado pode ser um problema para a proliferação do mosquito causador da Dengue. Segundo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, muitas pessoas têm o hábito, em casa, de manter reservatórios com essa água de chuva que pode ser utilizada na limpeza de áreas comuns. No entanto, é preciso ficar atento pois essa água armazenada de forma indevida, associada às altas temperaturas, criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Isso porque o Aedes aegypti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver mais de um ano nesse local.

Ação contra a Dengue

Data: 21/05 (terça-feira), a partir das 8h30

Local: Semáforo em frente à garagem Serrana –  Rod. Gov. Mário Covas, 10 – Jardim da Serra – 29177-354

Ação: Alunos farão teatro e mosaico no semáforo, com entrega de sachês de repelente gratuitos.

Comentários