No próximo dia 04 de agosto a pesquisadora e moradora da Serra Reia Silvia Gonçalves Pereira dará mini-curso on line gratuito sobre a relação entre o tráfico de drogas e as igrejas neopentecostais em favela.
Intitulado “A favela encantada”: política do sobrenatural e associação entre traficantes e pentecostais em um contexto de favela”, o mini-curso será na plataforma Zoom das 19h às 20h, com emissão de certificado. Informações sobre como se inscrever podem ser conferidas no link https://www.sympla.com.br/minicurso-a-favela-encantada__1276729
Silvia, que é socióloga, jornalista e doutora em Ciências Sociais, explica que vai abordar as relações sociais e políticas em um território de favela dominado pela facção narcotraficante Terceiro Comando Puro (TCP).
“Na localidade, por determinação da facção, os templos e os adeptos de religiões afro-brasileiras foram expulsos. Naquele cenário, apenas as manifestações pentecostais podem existir. O objetivo do curso é abordar um fenômeno recente, conhecido na mídia como ‘traficantes evangélicos’. Com o curso, tal fenômeno será abordado à luz da Antropologia, evidenciando as complexidades das relações de poder em contextos de favela”, frisa Silvia.

