Relação entre tráfico e igrejas evangélicas é tema de curso de cientista serrana

Compartilhe:
Rio de Janeiro - Operação de segurança contra confrontos entre traficantes na favela da Rocinha (Fernando Frazão/Agência Brasil)

No próximo dia 04 de agosto a pesquisadora e moradora da Serra Reia Silvia Gonçalves Pereira dará mini-curso on line gratuito sobre a relação entre o tráfico de drogas e as igrejas neopentecostais em favela.

Intitulado “A favela encantada”: política do sobrenatural e associação entre traficantes e pentecostais em um contexto de favela”, o mini-curso será na plataforma Zoom das 19h às 20h, com emissão de certificado. Informações sobre como se inscrever podem ser conferidas no link https://www.sympla.com.br/minicurso-a-favela-encantada__1276729

Silvia, que é socióloga, jornalista e doutora em Ciências Sociais, explica que vai abordar as relações sociais e políticas em um território de favela  dominado pela facção narcotraficante Terceiro Comando Puro (TCP).

“Na localidade, por determinação da facção, os templos e os adeptos de religiões afro-brasileiras foram expulsos. Naquele cenário, apenas as manifestações pentecostais podem existir. O objetivo do curso é abordar um fenômeno recente, conhecido na mídia como ‘traficantes evangélicos’. Com o curso, tal fenômeno será abordado à luz da Antropologia, evidenciando as complexidades das relações de poder em contextos de favela”, frisa Silvia.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também