Reconhecimento facial ajuda a prender 7 bandidos em um único dia na Serra

Compartilhe:
Reconhecimento facial Inteligência artificial Serra
Crédito: Divulgação

A tecnologia de Reconhecimento Facial do Governo do Estado alcançou um marco histórico ao auxiliar na captura de 10 foragidos da justiça em um único dia, na terça-feira (15). Desses, sete foram detidos na Serra, elevando para 250 o número de prisões realizadas com o auxílio dessa ferramenta desde seu início, em setembro de 2024.

A operação, que se estendeu das 5h50 às 17h15, resultou na prisão de criminosos com mandados por diversos crimes. Entre os detidos, estavam três procurados por roubo, dois por homicídios, um acusado de tráfico de drogas, um por estupro, um por furto e dois devedores de pensão alimentícia. As prisões ocorreram nos municípios de Serra e Vila Velha.

O investimento em tecnologia para o combate à criminalidade faz parte das iniciativas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O governador Renato Casagrande comentou os resultados nas redes sociais.

“Em um único dia, o reconhecimento facial ajudou a prender dez foragidos, atingindo 250 prisões até o momento. Esse é o Estado Presente com tecnologia, prevenção e resposta rápida”, disse ao Portal Tempo Novo.

Reconhecimento facial com Inteligência artificial

O sistema de reconhecimento facial está implementado em diversas localidades da Grande Vitória, como terminais de transporte público e prédios públicos, além de ser utilizado em 500 ônibus da frota do Sistema Transcol. Por meio de inteligência artificial, o sistema analisa imagens de rostos e compara com informações de bancos de dados da Segurança Pública. Quando há uma correspondência superior a 90%, um policial realiza uma conferência antes de efetuar a prisão.

Os dez criminosos capturados na terça-feira (15) passaram por todo esse processo e foram encaminhados ao Sistema Prisional após os devidos procedimentos.

O subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), coronel Marcio Celante, ressaltou a importância de recursos tecnológicos na segurança pública.

“A implementação de tecnologias como o Reconhecimento Facial, o Cerco Inteligente, o Centro de Inteligência e Análise Telemática da Polícia Civil e a Computação Embarcada da Polícia Militar elevam a capacidade das forças de segurança em proteger a população capixaba”, afirmou.

Prisões de bandidos realizadas na Serra e em Vila Velha

05h58 – Vila Velha: Albérico Souza Santos, 57 anos. Mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido pela 1ª Vara Criminal, Juri e Execuções Penais de Ipiau, Bahia.

08h12 – Serra: Eder Siqueira Rocha, 37 anos. Mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido pela Vara Criminal de Vilhena, Rondônia

08h43 – Vila Velha: Eden Ferreira Rodrigues, 28 anos. Mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.

09h56 – Serra: Flavio da Silva Neves, 53 anos. Mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e furto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Linhares.

10h15 – Serra: Ualaf da Cruz Xavier, 31 anos. Mandado de prisão pelos crimes de roubo e uso de identidade falsa, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.

10h30 – Serra: W.B.F.V., 45 anos. Mandado de prisão civil, por dívida de pensão alimentícia, expedido pela 1ª Vara de Família da Serra. 

10h35 – Serra: F.N.S., 37 anos. Mandado de prisão civil, por dívida de pensão alimentícia, expedido pela Vara Única de Ibatiba.

10h55 – Serra: Kevenym Pacheco da Silva, 30 anos. Mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.

16h59 – Serra: Gezandro Mota de Ramos, 38 anos. Mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela 1ª Vara Criminal de Barra de São Francisco.

17h17 – Vila Velha: Aldo Rosa, 39 anos. Mandado de recaptura pelo crime de homicídio, expedido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também