Quinta tem encontro para debater a história da Serra em Laranjeiras | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 12 de junho de 2018 às 13:58

Quinta tem encontro para debater a história da Serra em Laranjeiras

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

João Luiz é historiador e mora na Serra. Foto: Divulgação

O engenheiro, advogado, escritor, poeta, historiador e amante do município da Serra, João Luiz Castello Lopes Ribeiro é o próximo convidado do projeto “Memórias da Serra” a ser realizado nesta quinta (14), às 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. Ele irá contribuir para o projeto ao contar a história da Família Castello Ribeiro, em especial de Judith Leão Castello Ribeiro.

Dono de uma vasta experiência em administração pública, Castello é atuante em vários setores e já foi secretário da Prefeitura da Serra em várias pastas, como: secretário municipal de Obras, de Planejamento Urbano, de Desenvolvimento Econômico; além de vereador e candidato a vice-prefeito da Serra nas eleições de 1996. Porém, nunca deixou de lado o seu encanto e sua curiosidade por estudar, pesquisar e apurar informações sobre a história do município e a história das famílias Leão, Castello, Lopes e Ribeiro.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, durante a extensa prática de pesquisa, o lado escritor e historiador de João Luiz se desenvolveu e o impulsionou a fundar, há 25 anos, a Academia de Letras e Artes do Município da Serra em que hoje é membro e presidente. Ao longo de sua história, João Luiz escreveu sete livros, sendo eles: “A História do Legislativo Serra – Palácio Judith Leão Castello Ribeiro”, “Momentos Meus (Poesias)”, “Opinião (Artigos)”, “Patronos da Academia de Letras de Artes da Serra. Biografias” e os inéditos com temas históricos: “Tributo a Caraípe”, “Os Barbosa Leão” e “Independência do Brasil. Palco de Guerra na Bahia”.

“Memórias da Serra”

O projeto “Memórias da Serra” é uma série de 10 encontros com nomes importantes que contribuíram para a construção da história da cidade. O evento é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a COES – Cia de Ópera do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, patrocínio da Vale e  ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

O balanço final deste ciclo de encontros resultará no lançamento de um livro de histórias contadas para serem eternizadas e servirem como inspiração de vida para que outras pessoas não desistam de seus objetivos e sonhos. Os encontros serão mensais. A cada mês, uma nova palestra. Outros nomes estão em estudo, a serem convidados para o “Memórias da Serra”.

 

 

 

 

 




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por