O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do Governo Federal abriu as inscrições para estudantes de escola pública ou bolsistas de escolas privadas para concorrer a vagas nas Universidades particulares com direito a bolsa integral ou parcial.
As inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima quinta (29). Para se inscrever, além dos requisitos acima, é preciso ter tido média de 450 pontos ou mais na prova objetiva e não ter zerado na redação. Há vagas também para deficientes e professores da rede pública, mas somente para curso de licenciatura em educação básica.
Os candidatos não podem ter outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma outra faculdade e, na seleção, podem escolher até duas opções de curso em instituições conveniadas. Leva a vaga quem teve a maior nota.
Caso a nota seja insuficiente para preencher a primeira opção de curso, ele concorre à segunda. As bolsas integrais são para alunos com renda per capita bruta inferior a 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais para quem tem renda de até 3 salários.
No Brasil, serão oferecidas 213 mil bolsas de estudo e no estado serão 3.987 bolsas. A primeira chamada ocorre no dia 2 de fevereiro e a segunda no dia 19.
Para ver os cursos disponíveis e se inscrever, o estudante deve estar com seu número de inscrição do Enem e entrar no link abaixo.http://siteprouni.mec.gov.br/