“PSDB está aberto a aliança para a prefeitura da Serra, mas não abrirá mão da vice”, diz Vandinho

Compartilhe:
Vandinho Serra
Vandinho Leite é o presidente estadual do PSDb. Crédito: Ales/Divulgação.
Vandinho Serra
Vandinho Leite, é morador da Serra é presidente estadual do PSDB. Crédito: Ales/Divulgação.

Este ano o PSDB se encontra em uma confortável posição de neutralidade no cenário eleitoral pra prefeito da Serra, observando o cenário e aberto ao diálogo para se alinhar ao projeto que melhor se encaixa nos princípios do partido. A estratégia político-eleitoral foi definida pelo deputado Vandinho Leite, presidente estadual da sigla, que optou por não ser candidato a nenhum cargo eletivo em 2024.

No entanto, o deputado ressalta que a condição fundamental para que o PSDB participe das negociações é que a vice-prefeitura seja destinada à sigla. Em contato com a coluna, o deputado declarou que não apoiará propostas de candidatura que incluam bandeiras extremamente ideológicas em suas plataformas. Além disso, ele deixou em aberto a possibilidade de apoiar um dos três pré-candidatos: Audifax Barcelos (PP), Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles, lançado pelo prefeito Sergio Vidigal em março deste ano (ambos do PDT).

“A eleição é municipal, portanto, os temas que precisam ser debatidos são aqueles que impactam o dia a dia da população. São questões como saúde pública, limpeza urbana, escolas em tempo integral, saneamento básico, abastecimento de água, qualificação de mão de obra, assistência social, obras de mobilidade e infraestrutura. Em resumo, o objetivo é garantir que a população tenha uma melhor qualidade de vida através de ações e serviços concretos, que façam parte da realidade dos cidadãos. Essas discussões ideológicas extremas não resolvem o problema de uma mãe que precisa de um médico na UPA ou de um pai que precisa se recolocar no mercado de trabalho”, afirmou Vandinho.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Nesse contexto, o deputado e presidente do PSDB afirmou que o partido está aberto a dialogar com os três pré-candidatos mencionados acima ao cargo de prefeito, desde que haja uma plataforma de governo e propostas que garantam a pluralidade de ideias e projetos reais, que propiciem o amplo desenvolvimento socioeconômico da Serra.

Politicamente, o parlamentar evitou fazer uma análise individual, mas adiantou que na esfera pessoal, “a melhor relação é com Audifax”. No entanto, disse que há um relacionamento saudável com os demais e que há caminho para composição, “desde que o PSDB indique o vice na chapa”, condição que ele coloca como irredutível para os pré-candidatos que desejarem um alinhamento partidário.

Na prática, Vandinho parece agir sob a mesma estratégia vitoriosa que elegeu o atual governador Renato Casagrande (PSB) em 2022, quando o PSDB indicou Ricardo Ferraço como vice-governador, na época filiado ao PSDB. Aliás, além da capacidade de mobilização que o grupo de Vandinho e o PSDB detém, há também uma questão igualmente relevante: a aliança entre Casagrande e os tucanos. O governador está muito bem avaliado na Serra e é o político com maior potencial de transferir votos para um aliado, conforme pesquisa contratada pelo Tempo Novo.

A posição do PSDB/Serra é de interesse direto para Casagrande, considerando que uma hipotético racha entre ele e o partido aliado não atende aos seus interesses. Na Serra, Casagrande é, indiscutivelmente, apoiador da chapa liderada por Vidigal/Weverson. Essa situação faz com que o PSDB possa ampliar esse apoio, caso feche acordo com o PDT, ou funcione como uma blindagem, caso opte por outro projeto eleitoral.

Questionado sobre hipotéticos nomes que o partido poderia oferecer para as negociações da vice-prefeitura, Vandinho desconversou, afirmando que a escolha ainda está sendo trabalhada internamente e que será feita com base no diálogo entre os partidos, levando em consideração a composição partidária.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também