Proposta garante acessibilidade em salas de cinema e teatro

Segundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visual
Compartilhe:
A proposts se aplica a cinemas e teatros. Foto: Divulgação
A proposts se aplica a cinemas e teatros. Foto: Divulgação

Portadores de deficiência auditiva e visual podem ter acesso às atividades culturais em ambientes adaptados às suas necessidades. É o que propõe o Projeto de Lei 936/2019, que dispõe sobre acessibilidade em salas de cinema e teatro. A matéria tramita na Câmara dos Deputados e tem autoria do capixaba Sérgio Vidigal (PDT).

Segundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visualSegundo a proposta, as salas de cinema e teatro deverão ser adaptadas para as pessoas com deficiência auditiva e visual. Assim, deverão ser oferecidos, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Para tornar mais acessíveis as atividades culturais, esses locais deverão possuir legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e janelas para intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A norma entrará em vigor após um ano da data de sua publicação.

O deputado justifica que muitas pessoas com deficiência auditiva precisam de legendas descritivas para assistir aos filmes, cujas obras disponham de informações sobre trilhas sonoras e a entonação das falas dos personagens, por exemplo.

Limitações semelhantes enfrentam as pessoas com visão reduzida, as quais necessitam de recursos de audiodescrição, com narrações sobre o teor das imagens, para acompanhar as sessões.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também