Projeto quer resgatar história de mulheres vereadoras na Serra

Compartilhe:
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida
O projeto é uma proposição do vereador Professor Alex Bulhões. Foto: Divulgação

Como forma de reconhecer a história de trabalho das vereadoras que passaram pela Câmara Municipal da Serra, um projeto tramita na Casa de Leis com a finalidade de criar a Galeria Lilás “Maria Madalena Pereira Rocha”.

A proposta foi lida na sessão desta quarta (19) e é uma proposição do vereador professor Alex Bulhões (PMN).

O espaço, que irá funcionar nas dependências da Casa de Leis, leva o nome da primeira parlamentar serrana eleita para o Legislativo municipal. Maria Madalena foi vereadora entre os anos de 1973 e 1977.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De lá pra cá, cerca de 12 vereadoras passaram pela casa. Nas últimas três legislaturas, cinco mulheres ocuparam cadeiras na Câmara da Serra: Neidia Maura Pimentel (PSD), Cleuza Paixão (PMN), Quelcia Mara (PRB), Raphaela Moraes (Rede) e Elcimara Loureiro (PP).

A galeria irá expor fotografias das mulheres que já ocuparam e das que ocupam uma cadeira na Câmara Municipal. Segundo o autor da proposta, a intenção é resgatar a história das parlamentares da Serra, bem como destacar o seu papel transformador na sociedade.

“Infelizmente, a representação feminina no legislativo da nossa cidade tem sido muito pequena numericamente quando comparada a dos homens. Sendo assim, a criação desse espaço pode servir de motivador para que mais mulheres participem da política e ampliem sua representação no parlamento municipal”, destaca o Professor Alex Bulhões.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também