Projeto quer resgatar história de mulheres vereadoras na Serra

Compartilhe:
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida
O projeto é uma proposição do vereador Professor Alex Bulhões. Foto: Divulgação

Como forma de reconhecer a história de trabalho das vereadoras que passaram pela Câmara Municipal da Serra, um projeto tramita na Casa de Leis com a finalidade de criar a Galeria Lilás “Maria Madalena Pereira Rocha”.

A proposta foi lida na sessão desta quarta (19) e é uma proposição do vereador professor Alex Bulhões (PMN).

O espaço, que irá funcionar nas dependências da Casa de Leis, leva o nome da primeira parlamentar serrana eleita para o Legislativo municipal. Maria Madalena foi vereadora entre os anos de 1973 e 1977.

De lá pra cá, cerca de 12 vereadoras passaram pela casa. Nas últimas três legislaturas, cinco mulheres ocuparam cadeiras na Câmara da Serra: Neidia Maura Pimentel (PSD), Cleuza Paixão (PMN), Quelcia Mara (PRB), Raphaela Moraes (Rede) e Elcimara Loureiro (PP).

A galeria irá expor fotografias das mulheres que já ocuparam e das que ocupam uma cadeira na Câmara Municipal. Segundo o autor da proposta, a intenção é resgatar a história das parlamentares da Serra, bem como destacar o seu papel transformador na sociedade.

“Infelizmente, a representação feminina no legislativo da nossa cidade tem sido muito pequena numericamente quando comparada a dos homens. Sendo assim, a criação desse espaço pode servir de motivador para que mais mulheres participem da política e ampliem sua representação no parlamento municipal”, destaca o Professor Alex Bulhões.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também