
Está sob análise dos vereadores na Câmara Municipal da Serra o Projeto Indicativo nº 75/2021, que autoriza o Município a criar a Unidade K-9 e o Canil da Guarda Municipal. A proposta permite aos agentes terem o suporte de cães treinados em suas operações na cidade.
Segundo o projeto, que tem como autor o vereador Professor Alex Bulhões (PMN), os cães poderão atuar em diversas ações, como operações de busca, captura, resgate e salvamento; apoio à Defesa Civil, em provas oficiais de trabalho e estrutura e na identificação de entorpecentes. Eles também atuarão em outras situações às quais estejam treinados, desde que ligadas à área de segurança pública.
Os cães integrantes do canil se constituirão em patrimônio do Município e por ele devem ser adquiridos. Entretanto, a proposta também prevê que a Prefeitura da Serra realize convênios com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para aquisição desses animais, bem como para treinamento e atendimento veterinário.
Uma comissão examinadora, designada pela Guarda Municipal, deverá ser criada para avaliar e supervisionar as instalações, atividades e o efetivo de cães. Farão parte dessa Comissão, obrigatoriamente e sem acréscimo em seus vencimentos, o comandante da Guarda, o responsável pelo adestramento de cães – que terá formação em cinofilia e adestramento – e um membro da Secretaria Municipal de Saúde ligado ao Centro de Controle de Zoonoses.
Leia também
Para o autor da proposição, o objetivo é auxiliar o trabalho da Guarda Municipal a fim de dar mais agilidade durante suas operações. “Com a criação do canil e o suporte de cães treinados, os agentes terão um importante aliado em sua missão de oferecer mais segurança para a população no dia a dia”, destaca.

