Projeto estabelece mais assistência do SUS no combate e prevenção ao suicídio

Compartilhe:
Sérgio Vidigal é autor do projeto. Foto: Divulgação

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.248/2015, que trata da assistência ä prevenção e ao combate ao suicídio, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida, portanto, acrescenta o capítulo 19 à Lei 8.080/90, que dispõe sobre as condições para as ações de prevenção e de combate ao suicídio, regulamentando a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é do deputado federal capixaba Sérgio Vidigal (PDT), que é médico psiquiatra. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A proposta prevê a formação de equipes multidisciplinares,  formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. 

O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sendo a terceira para homens nesse grupo. E, entre as mulheres, a oitava. Sendo assim, os dados são alarmantes e revelam a urgência em se fazer algo para mudar essa realidade.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também