Projeto em escola da Serra estimula respeito e amor por meio da arte

Compartilhe:
Por meio da arte, os alunos conhecem o espaço onde vivem e promovem respeito e amor ao próximo. (Fotos: Divulgação/Leitor)

Estimular o respeito, o amor e a solidariedade entre os alunos e por parte deles em relação ao mundo. Não é tarefa das mais fáceis em tempos de intolerância e preconceito, mas é o que move o ideal do projeto Postais Solidários, uma ação que nasceu em março deste ano na EMEF Profª Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares.

A iniciativa funciona como parte do Programa em Valores Humanos, da Prefeitura da Serra, e que na escola recebeu o nome de “Pratique Gentileza e Promova a Cidadania”.

A coordenadora do projeto, a pedagoga Joyce Rocha Alves, explica que o projeto envolve crianças de duas turmas do 4º Ano, com idade entre 9 a 11 anos. E tudo se desenvolve por meio da arte.

“Os alunos desenham os pontos turísticos da Grande Vitória. Junto a esses trabalhos, eles escrevem mensagens bilíngues (em português e inglês) que têm a ver com gentileza, amor, respeito e empatia”, relata.

Segundo ela, um dos objetivos é que os alunos cultivem uma maior interação entre eles. “É uma forma, também, de as crianças conhecerem os pontos turísticos locais, porque muitos não podem fazê-lo, já que são de um bairro carente. Então, a professora Tatiana Cristina da Silva mostrou aos alunos cada lugar, a história de cada ponto turístico. É um meio de eles conhecerem sua cidade por meio de fotos e imagens”, explica Joyce.

Alguns desenhos e mensagens positivas feitos pelos alunos no projeto Postais Solidários. (Foto: Divulgação/Leitor)

Mas para que os alunos se apropriem dos valores trabalhados em sala de aula e que os façam se espalhar em toda a comunidade, as crianças envolvidas no projeto vão realizar uma aula especial no próximo dia 19 de junho no Instituto Franciscano, entidade sem fins lucrativos que atende a pessoas idosas em Nova Almeida.

“Nesse dia, estaremos lá para entregar os postais feitos pelos alunos, além dos donativos arrecadados ao Instituto. Eles vão cantar uma música do Roberto Carlos, ‘Como é grande o meu amor por você’”, conta a coordenadora do projeto. De acordo com Joyce, após a visita ao asilo, as crianças vão expor suas percepções sobre a visita ao Instituto.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também