Projeto devolve dignidade a quem se endividou na pandemia e faz justiça social no ES

Compartilhe:
Foto: Divulgação.
Segundo o idealizador do projeto, deputado Vandinho Leite, a ação visa enfrentar a pandemia sob o perspectiva do consumidor. Foto: divulgação.

A trajetória da “Blitz do Consumidor”, projeto idealizado pelo deputado Vandinho Leite (PSDB), e executado via Procon-Ales, pelos bairros da Serra, tem trazido relatos emocionantes e tristes acerca das dificuldades que os moradores da cidade têm enfrentado para conseguir quitar seus débitos com serviços básicos como água e energia, por exemplo.

Grande parte das pessoas que procuram a ação, cujo um dos focos é o cadastramento nas tarifas sociais de água e energia, que dão descontos da até 60% no valor das contas, além da negociação de dívidas, afirma ter, pelo menos, duas ou três faturas em atraso.

Em todas as vezes em que a “Blitz” passa por alguma comunidade da Serra, já bem cedo começam a chegar os primeiros moradores, em busca de uma oportunidade de quitar, a partir de uma negociação mais justa e de acordo com seu orçamento, antigas dívidas de água e luz. Enquanto esperam por atendimento, muitos deles vão abrindo,ali mesmo, em meio a tantas histórias semelhantes às suas, um pouco do sofrimento de quem, diante do estrago causado pela pandemia da Covid-19 no Estado, tem precisado escolher entre comer e estar em dia com as contas.

Ao passo que vão se reconhecendo nos relatos de seus semelhantes, os moradores, a cada atendimento finalizado pelas equipes da “Blitz” e do Procon-Ales, em que o resultado é a negociação de uma dívida em parcelas cujos valores são bem pequenos, ou a conquista de um cadastro nas tarifas sociais, vibram como se tivessem encontrado, naquele exato momento, a luz no fim do túnel. E, o clima, que inicialmente era de total expectativa, dá lugar a um ambiente repleto de emoção e gratidão.

E essa gratidão é refletida nas lágrimas que saem dos olhos de pessoas como a dona Anatalice, moradora de José de Anchieta. Com as mãos marcadas pelos sinais de quem já teve de dar muito duro na vida, a idosa, que chegou à “Blitz” com uma embalagem plástica de supermercado repleta de contas atrasadas, quando teve seu atendimento finalizado, foi desenrolando cada uma das faturas e mostrando, para quem quisesse ver, que os débitos haviam sido negociados e parcelados sem comprometer a sua renda.

“É uma benção de Deus, essa negociação. Estou muito feliz”, resumiu dona Anatalice, que saiu segurando a sua sacola como quem ia levando para casa um punhado de esperança, diante de uma realidade tão desanimadora para muitos daqueles que perderam emprego e renda durante a pandemia.

Quem também não fez questão de esconder a alegria e a gratidão após ser atendido pela “Blitz do Consumidor” foi o Rogério Ambrósio Caetano. Ele, que também mora em José de Anchieta e que foi um dos primeiros a chegar à ação, não sabia que tinha direto à tarifa social de energia. Depois de ser cadastrado no benefício pela equipe do Procon-Ales, Ambrósio falou em realização. “O sentimento é de realização, pois agora vou poder fazer uso de um direito que eu nem sequer sabia que tinha”, destacou, em meio a sorrisos e selfies com amigos que o aguardavam.

Todo esse sentimento chega também ao deputado Vandinho Leite. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia e autor do projeto, o parlamentar, que sempre faz questão de estar presente em todas as ações da “Blitz”, afirma que se sensibiliza, a cada vez, com cada uma dessas histórias.

“Ando em cada bairro da Serra e sei a dificuldades que os moradores têm enfrentado; sem emprego e sem renda, muito deles não têm nem comida em casa. Quando pensei o projeto da “Blitz do Consumidor”, foi justamente no sentido de levar aos serranos, bem como a todos os capixabas, a oportunidade de negociar suas dívidas de maneira justa e de se cadastrar nas tarifas sociais, benefícios importantes no socorro à população”, disse.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também