Projeto de Lei busca proibir crianças desacompanhadas em elevadores na Serra

Compartilhe:
crianças elevadores
crianças elevadores
O projeto que proíbe crianças desacompanhadas em elevadores na Serra é de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho. Crédito: Freepik

A trágica morte do pequeno Miguel Otávio Santana, de apenas cinco anos, ao cair do 9º andar de um edifício após entrar sozinho em um elevador, no Recife, em 2020, trouxe à sociedade um alerta sobre a segurança de crianças desacompanhadas nesses equipamentos, especialmente aquelas com menos de 10 anos.

Inspirado por essa preocupação, o vereador Paulinho do Churrasquinho protocolou um Projeto de Lei na Câmara da Serra, que em breve será lido pelos vereadores. Se aprovada pela maioria, a proposta seguirá para a análise do prefeito Sergio Vidigal.

O Projeto de Lei abrange prédios residenciais, comerciais e de qualquer outra natureza, sejam públicos ou privados. Aqueles que descumprirem a lei poderão ser notificados e, em caso de reincidência, multados em R$ 350.

+ Audifax tenta filiação ao PP para ser candidato a prefeito

Na justificativa do projeto, o vereador ressalta que a medida visa garantir a proteção das crianças, uma vez que, muitas vezes, elas não possuem altura suficiente para alcançar o botão de emergência, além de não terem o discernimento adequado para lidar com situações de emergência ou utilizar corretamente o elevador.

Paulinho destaca que as recomendações do Corpo de Bombeiros também apoiam a ideia de que crianças não devem entrar sozinhas em elevadores. “A proposta tem como objetivo assegurar a segurança e a integridade física das crianças, tornando obrigatório que estejam acompanhadas por um adulto responsável, que seja capaz de cuidar e vigiar sobre elas”, disse o vereador.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também