Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, o projeto “Baú das Histórias Africanas” realiza apresentações especiais na Serra, valorizando a cultura afro-brasileira por meio da contação de histórias, música e literatura.
A primeira apresentação acontece nesta segunda (3), às 18h, na Escola Iracema Conceição Silva, em Chácara Parreiral. Já a segunda está marcada para o dia 5 de novembro, às 14h, no auditório do Centro Cultural de Valparaíso.
Idealizado pela escritora e contadora de histórias Sonia Rojas, o projeto busca preservar e difundir narrativas tradicionais africanas e afro-brasileiras, despertando o interesse de crianças e jovens pela literatura e pela ancestralidade.
Com produção cultural de Suzi Nunes, o “Baú das Histórias Africanas” apresenta ao público contos repletos de simbologia e ensinamentos sobre identidade, diversidade e valorização das raízes africanas, utilizando o poder da oralidade para promover a inclusão e o respeito às diferenças.
De acordo com apuração do TN, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e integra as Políticas Nacionais da Lei Aldir Blanc, que incentiva projetos culturais em todo o país.
Baú das Histórias Africanas
Dia 3 de novembro – 18h
- Local: Escola Iracema Conceição Silva, Chácara Parreiral, Serra
- Entrada gratuita
Dia 5 de novembro – 14h
- Local: Auditório do Centro Cultural de Valparaíso, Serra
- Entrada gratuita

