Projeto arrecada absorventes higiênicos para ajudar mulheres em vulnerabilidade social

Compartilhe:
A Campanha de arrecadação começa no dia 1 de agosto. Foto: Pixabay
A Campanha de arrecadação começa no dia 1 de agosto. Foto: Pixabay

O projeto ‘Maria vamos juntas’ – formado por amigas voluntárias em combate à violência doméstica e feminicídio, está fazendo uma campanha diferente para ajudar mulheres em vulnerabilidade social durante a pandemia bdo novo coronavírus. O projeto está fazendo uma campanha para arrecadar absorventes higiênicos, cestas básicas e kits de higiene. 

“Estamos arrecadando absorventes higiênicos para meninas e mulheres da zona rural e urbana, em vulnerabilidade social. O direito da mulher sobre higiene menstrual é uma questão de saúde pública, porém muitas mulheres não tem condições de adquirir”, destaca Ciça Ribeiro, coordenadora do projeto.

A ação terá início no dia 01 de agosto, e quem quiser doar pode deixar as doações no supermercado Falqueto, em Serra Sede, na loja Tintolac e na drogaria Limoeiro. 

“Nossa meta é atingir a maior quantidade de absorventes possível. As entregas serão  realizadas no dia 08/08, nas comunidades de Belvedere, Putiri e Divinópolis. A campanha de arrecadação irá permanecer até o final do mês de agosto. A medida que mais unidades forem arrecadadas,  outras comunidades serão  contempladas”, conta Ciça.

Segundo Ciça a campanha tem como referência os números de pesquisas nacional, onde 22% –  26%, de  adolescentes, entre 12 – 17 anos, não têm acesso a produtos de higiene  menstrual. “Durante o ano letivo, por exemplo, essas jovens perdem até 45 dias de aula, durante o ano, devido a falta de acesso a higiene necessária”, acrescenta.

Yngrid Pinto, idealizadora do Maria Vamos Juntas disse que a  higiene menstrual da mulher, além de ser uma questão de direito da mulher, é uma questão de saúde pública, reconhecida pela ONU desde 2014. “A troca de absorventes recomendada por profissionais deve ser feita de 4h a 6h, dependendo do fluxo. Isso porque o sangue é um meio favorável para o desenvolvimento de infecções. Precisamos avançar em projetos de prevenção, e assim, evitar danos futuros relacionados à saúde da mulher”.

Quem quiser doar valores o contato do projeto é o Whatsapp 99203-0204. Para doar dinheiro tem o PicPay @mariavamosjuntas.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também