Projeto abre 40 vagas para estudantes da Serra aprenderem dança afro-brasileira

Compartilhe:
Estação Conhecimento da Serra
A prefeitura já repassa R$ 1,1 milhão por ano para a Estação Conhecimento. Foto: Divulgação
As aulas acontecem na Estação Conhecimento, em Cidade Continental. Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular o protagonismo dos seus usuários por meio da manifestação artística, a Estação Conhecimento, que fica em Cidade Continental, na Serra, está abrindo 40 vagas para o Projeto Badu de Dança Afro-Brasileira, voltado para adolescentes que tenham interesse em aprender conhecimentos teóricos e práticos de dança.

As inscrições começam nesta quarta (16) e vão até 23 de fevereiro, mediante o preenchimento de formulário pelo responsável no link clicando aqui, disponível no site da Estação Conhecimento de Serra: www.estacaoconhecimentoserra.org.

Para participar é necessário que os candidatos e candidatas sejam moradores do município da Serra e tenham entre 12 e 17 anos e 11 meses incompletos. O projeto tem a duração de 10 meses, com aulas teóricas e práticas no contraturno escolar, de duas a três vezes por semana, nas instalações da Estação Conhecimento de Serra.

A lista de aprovados será divulgada no dia 24 de fevereiro, no site da Estação Conhecimento de Serra, com início das aulas em 09 de março.

O objetivo do Projeto Badu de Dança Afro-Brasileira é possibilitar a vivência de atividades voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dos elementos que compõem o trabalho com a dança (expressão corporal, esquema corporal, ritmo, coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, flexibilidade e criatividade), a fim de promover o contato com a dança enquanto manifestação da cultura presente no cotidiano.

Nas oficinas os adolescentes terão aulas teóricas e práticas de várias modalidades de dança, bem como serão trabalhados conceitos de palco cênico, criação coreográfica e produção de espetáculo.

O projeto é totalmente gratuito e os participantes recebem uniforme, lanche e material didático. Alunos que moram a mais de três quilômetros de distância da instituição receberão vale-transporte.

Este é o segundo ano de atividades do Projeto Badu. Em 2021, as oficinas aconteceram de forma online. Neste ano serão realizadas presencialmente, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. De acordo com a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, a iniciativa nasceu da demanda dos adolescentes na discussão sobre diversidade e gênero.

“Entre essas demandas destacam-se principalmente o debate sobre racismo e as questões relacionadas à expressão e relações com o corpo. Por isso a escolha do nome, que tem muito significado neste contexto”, observa Ana Angélica, lembrando que Badu, no vocabulário africano, significa “criança que continua evoluindo, visando preservar a criança interior, trazendo em seu significado alguém forte e poderoso”.

Projeto Badu de Dança Afro-brasileira

Requisitos:

Ser morador(a) do município de Serra

Ter entre 12 e 17 anos e onze meses incompletos

Vagas: 40

Inscrição:

De 16 a 23 de fevereiro de 2022

Turmas: de manhã e à tarde

Onde se inscrever:

Pelo formulário https://forms.gle/wYQivfX1v8pfopgH7, disponível no site da Estação Conhecimento de Serra: www.estacaoconhecimentoserra.org

Divulgação da lista de aprovados:

24/02/22

Início das Aulas:

09/03/22

Estação Conhecimento de Serra:

Av. Meridional, S/N, Setor Europa, Cidade Continental, Serra – ES

Tel.: (27) 3298-7100

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também