Programa municipal leva meditação para as salas de aula

Além das disciplinas obrigatórias do currículo escolar, temas como solidariedade, respeito, amor e outros estarão na agenda dos alunos
Compartilhe:
A secretária Márcia Lamas fala sobre o programa. Foto: Heliomara Mulullo
A secretária Márcia Lamas fala sobre o programa. Foto: Heliomara Mulullo

Na manhã desta terça-feira (16) aconteceu o lançamento do Programa Educação em Valores Humanos, pilotado pela Secretaria de Educação (Sedu) Serra. Temas como amor, paz, ética, solidariedade e até meditação farão parte do cotidiano dos alunos, além das tradicionais disciplinas do currículo escolar, como português, matemática e geografia.

O objetivo do projeto, segundo a secretária de Educação, Márcia Lamas, é estimular as relações entre a família e a escola. Ela aponta que a meta é ultrapassar os muros das unidades escolares e chegar às comunidades, levando o conhecimento sobre a importância da educação, escola e professores. 

Prefeito Audifax Barcelos durante o lançamento do programa. Foto: Heliomara Mulullo

A iniciativa da Prefeitura da Serra é pioneira no Espírito Santo e tem como parceira a empresa ArcelorMittal. Com foco na formação do caráter do indivíduo, o Programa Educação em Valores Humanos apresenta propostas pedagógicas com foco na vivência, compreensão e aquisição de valores. A versão deste ano do programa traz algumas mudanças e temas como sustentabilidade. 

Nas escolas onde o Programa é desenvolvido, o estudante vivencia desde cedo a prática dos 5 valores: verdade, paz, amor, ação correta e conduta pacífica. São realizadas oficinas envolvendo os pais e outras práticas com o objetivo de estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos. 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também