
Em coletiva na tarde desta quarta-feira (14) o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, disse que trabalhadores da saúde que não se vacinaram não vão entrar em hospitais.
Segundo Nésio, a partir do dia 1º de maio, o trabalhador que não recebeu a vacina contra o coronavírus não poderá entrar nos hospitais públicos e passará a contabilizar falta e inatividade no local de trabalho. “Isso poderá levar a outros procedimentos administrativos, descontos salariais. Nós também estabelecemos uma norma, definindo penalidades para aqueles que furarem fila, trabalhadores que forem pegos em práticas inadequadas desrespeitando o calendário de vacinação. O Estado também prevê multas financeiras para aqueles que furarem as filas”.
Nesio também destacou que o Espírito Santo está entre cinco estados que mais vacina do Brasil. “A vacinação caminha em um ritmo positivo e satisfatório. Nós neste momento temos 53 municípios com menos de 20% de doses disponíveis para aplicação na população. Temos pontualmente realidades que precisam de ajustes e reforço, no entanto o desfecho final coloca o Espírito Santo entre os cinco Estados do país com maior população vacinada. No entanto, entendemos que grande desafio é conseguir alcançar pelo menos 80% da população ainda este ano, uma meta ousada. Isso vai exigir que o governo federal envie aos municípios maiores doses de vacinas”.
O secretário disse ainda que o desejo é imunizar em massa toda a população brasileira rapidamente e vencer esse momento difícil da humanidade. “A pandemia ainda não acabou. Insisto e apelo para que todos cumpram as medidas para evitar a transmissão da Covid-19”.

