25.5 C
Serra
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Professor da Ufes vai lançar trabalho fotográfico sobre ex-governador Max Mauro

Leia também

Vereador Cabo Porto pode ser desfiliado do PSB

"Parlamentar defende temas que o partido não comunga", diz presidente estadual da legenda

Rio que abastece Serra está muito cheio e com água barrenta | Veja vídeo da água que vai para sua casa

https://youtu.be/IOqWxRkcma0 Segue muito cheio o rio Santa Maria nesta terça-feira (19). O TEMPO NOVO esteve no local onde a Cesan...

Polícia Militar do Espírito Santo tem novo Comandante-Geral

O coronel Márcio Eugênio Sartório assumiu, na última segunda-feira (18), o posto de Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Movimento Caras Pintadas. Manifestação dos Estudantes em frente ao Palácio Anchieta e Centro de Vitória. 1992. Projeto Acervo Fotográfico Max Mauro. Funcultura, 2018.

No próximo dia 30 de outubro – uma quarta-feira – será realizado o lançamento do acervo fotográfico do ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro.

O trabalho do professor do Departamento de Arquivologia da Ufes, André Malverdes é formado por aproximadamente 9.500 imagens, que segundo ele estão divididas em dois fundos: Max Freitas Mauro e Saturnino Rangel Mauro que retratam a história política, econômica e social do Espírito Santo, no período compreendido entre 1910 e 2008. “Como também documentam os fatos relacionados a eventos, solenidades, inaugurações, exposições e acontecimentos relacionados às diversas cidades no Espírito Santo”, destaca.

A publicação intitulado “Patrimônio fotográfico: catálogo do acervo pessoal do ex-governador Max Freitas Mauro” e a exposição “Agora é Max! Política, fotografia e memória de um ex-governador do Espírito Santo” serão lançadas na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a partir das 18 horas.

Haverá palestra e confraternização com entrada franca e distribuição gratuita do livro resultante do projeto.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos a tratamento de acervos.

Após o lançamento, o material estará disponibilizado no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo que recebeu uma matriz digital para consulta dos pesquisadores no local. O projeto ainda realizou entre seus produtos oficinas de capacitação técnica, exposição fotográfica, palestra e lançamento do catálogo do acervo.

Outros trabalhos de Malverdes              

André também tem uma publicação de fotos que fala sobre a história da Serra: “Patrimônio fotográfico: catálogo seletivo de fotografias da Serra”.

O projeto, bem como a publicação do catálogo em formato e-book, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a Serra, disponível nos arquivos públicos e privados, o qual compõe o patrimônio fotográfico da Serra. O acervo além de estar disponível em formato eletrônico estará acessível a população através do blog do projeto, clicando aqui.

É possível conferir fotos antigas da Igreja de Reis Magos, da Serra-sede, da vila do Queimado, de manifestações culturais, como o congo, de escolas, construção do Terminal de Laranjeiras, da escola Aristóbulo Barbosa Leão, entre outros fatos. O trabalho foi realizado com incentivo da Lei Chico Prego.

Comentários

Mais notícias

Rio que abastece Serra está muito cheio e com água barrenta | Veja vídeo da água que vai para sua casa

https://youtu.be/IOqWxRkcma0 Segue muito cheio o rio Santa Maria nesta terça-feira (19). O TEMPO NOVO esteve no local onde a Cesan capta a água que abastece...

Polícia Militar do Espírito Santo tem novo Comandante-Geral

O coronel Márcio Eugênio Sartório assumiu, na última segunda-feira (18), o posto de Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), no lugar do...
video

Vídeo mostra inundação entre rio Santa Maria e Contorno do Mestre Álvaro

https://youtu.be/DJ6OH3ZUeMw A região entre o rio Santa Maria e as baixadas do Mestre Álvaro é de brejos e, mesmo nas secas, acumula água. Mas com...

Um partido para chamar de meu, segundo Jair Bolsonaro

Nessa semana que passou, colocando termo final na sua relação conflituosa com seu Partido PSL, o Presidente Jair Bolsonaro declarou sua saída da agremiação,...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!