26.6 C
Serra
sábado, 04 de abril de 2020

Professor da Ufes vai lançar trabalho fotográfico sobre ex-governador Max Mauro

Leia também

MPF recomenda ao Governo do ES proibir a presença de pessoas em celebrações religiosas

Única exceção seria em relação às pessoas estritamente necessárias à realização do ato, bem como às indispensáveis para transmissão...

Coronavírus: 23 pessoas estão curadas no Espírito Santo, diz Secretaria de Saúde

Dos 153 casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, 23 pacientes já estão curados da doença. A afirmação é...

Petiscaria da Serra oferece delivery de chopp, churrasco e porções na quarentena

Conteúdo patrocinado Não é a restrição imposta aos bares por força da pandemia que vai impedir o morador da Grande...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Movimento Caras Pintadas. Manifestação dos Estudantes em frente ao Palácio Anchieta e Centro de Vitória. 1992. Projeto Acervo Fotográfico Max Mauro. Funcultura, 2018.

No próximo dia 30 de outubro – uma quarta-feira – será realizado o lançamento do acervo fotográfico do ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro.

O trabalho do professor do Departamento de Arquivologia da Ufes, André Malverdes é formado por aproximadamente 9.500 imagens, que segundo ele estão divididas em dois fundos: Max Freitas Mauro e Saturnino Rangel Mauro que retratam a história política, econômica e social do Espírito Santo, no período compreendido entre 1910 e 2008. “Como também documentam os fatos relacionados a eventos, solenidades, inaugurações, exposições e acontecimentos relacionados às diversas cidades no Espírito Santo”, destaca.

A publicação intitulado “Patrimônio fotográfico: catálogo do acervo pessoal do ex-governador Max Freitas Mauro” e a exposição “Agora é Max! Política, fotografia e memória de um ex-governador do Espírito Santo” serão lançadas na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a partir das 18 horas.

Haverá palestra e confraternização com entrada franca e distribuição gratuita do livro resultante do projeto.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos a tratamento de acervos.

Após o lançamento, o material estará disponibilizado no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo que recebeu uma matriz digital para consulta dos pesquisadores no local. O projeto ainda realizou entre seus produtos oficinas de capacitação técnica, exposição fotográfica, palestra e lançamento do catálogo do acervo.

Outros trabalhos de Malverdes              

André também tem uma publicação de fotos que fala sobre a história da Serra: “Patrimônio fotográfico: catálogo seletivo de fotografias da Serra”.

O projeto, bem como a publicação do catálogo em formato e-book, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a Serra, disponível nos arquivos públicos e privados, o qual compõe o patrimônio fotográfico da Serra. O acervo além de estar disponível em formato eletrônico estará acessível a população através do blog do projeto, clicando aqui.

É possível conferir fotos antigas da Igreja de Reis Magos, da Serra-sede, da vila do Queimado, de manifestações culturais, como o congo, de escolas, construção do Terminal de Laranjeiras, da escola Aristóbulo Barbosa Leão, entre outros fatos. O trabalho foi realizado com incentivo da Lei Chico Prego.

Comentários

Mais notícias

Coronavírus: 23 pessoas estão curadas no Espírito Santo, diz Secretaria de Saúde

Dos 153 casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, 23 pacientes já estão curados da doença. A afirmação é da Secretaria de Estado da...

Petiscaria da Serra oferece delivery de chopp, churrasco e porções na quarentena

Conteúdo patrocinado Não é a restrição imposta aos bares por força da pandemia que vai impedir o morador da Grande Laranjeiras, na Serra, de curtir...

Urgente | Serra tem 27 casos confirmados do novo coronavírus

Subiu novamente o número de casos confirmados do novo coronavírus na Serra. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da...

Com mais uma morte, ES registra cinco óbitos por coronavírus

Mais uma pessoa morreu no Espírito Santo por causa do novo coronavírus. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem