Procon da Serra de olho em produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados

Compartilhe:
Ações foram realizadas pelo Procon da Serra. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube
Somente nos últimos quatro meses, foram recolhidos 1.460 quilos de produtos vencidos, amassados e resfriados de forma incorreta. Foto: Divulgação

Mais de uma tonelada. Esse é o montante de produtos irregulares que estavam sendo vendidos em supermercados e foram apreendidos pela equipe de fiscalização do Procon da Serra nos últimos quatro meses, durante a pandemia do coronavírus.

Foram recolhidos pelos fiscais 4.435 itens – no total de 1.460 quilos – que apresentavam as mais diversas irregularidades. O diretor de fiscalização do Procon da Serra, Adriano Cordeiro, explicou que essas apreensões foram resultado da fiscalização em 19 estabelecimentos, sendo que em 16 deles havia problemas.

Cordeiro explicou que a fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade é rotineira, e ressaltou a importância de os consumidores estarem atentos na hora das compras e realizarem denúncias ao órgão.

Entre os mais de quatro mil itens apreendidos estão carnes, conservados, bebidas, biscoitos, pães, produtos pets, artigos de limpeza, legumes, cereais, balas, doces, materiais para festas, entre outros.

A irregularidade mais frequente foi produto à venda com a data de validade vencida. No total, 3.666 itens estavam vencidos.

Também foram encontrados 436 itens em desacordo com as normas (por exemplo, bebida sem registro ou embalada de forma errada); 196 produtos avariados (um exemplo de avaria é lata amassada); e 102 produtos sem informação na embalagem (como, por exemplo, data de validade e fabricante). Os fiscais recolheram, ainda, produtos resfriados de forma incorreta, adulterados, entre outras irregularidades.

Todos os itens foram retirados das prateleiras pela equipe de fiscalização e serão descartados pelos estabelecimentos, após autorização do Procon.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, disse que os 16 estabelecimentos receberam auto de infração e têm prazo para recorrer administrativamente. Eles poderão receber multa, cujo valor varia de R$ 500 a R$ 2 milhões, conforme o porte econômico da empresa e as infrações cometidas.

Como fazer denúncias?

O consumidor que quiser realizar denúncias no município da Serra pode acionar o Procon da Serra por e-mail e telefone. Os contatos são os e-mails procon@serra.es.gov.br / fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, e os telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também