Print de deputados indica que inspeção no Dório foi combinada antes da fala de Bolsonaro

Compartilhe:
Deputados estaduais foram ao Dório Silva na última sexta-feira (12). Foto: Reprodução de vídeo/Facebook
Deputados estaduais foram ao Dório Silva na última sexta-feira (12). Foto: Reprodução de vídeo/Facebook

A inspeção feita por cinco deputados estaduais ao hospital Dório Silva, na Serra, segue pautando o debate político nesse início de semana. O fato ocorreu na última sexta-feira (12) e gerou polêmica devido ao fato do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), um dia antes, ter orientado apoiadores a entrarem em hospitais para filmar leitos.

Entretanto, na tarde dessa terça-feira (16), os parlamentares encaminharam para imprensa o print das conversas em um grupo de whatsapp, do qual indicam que a ‘blitz’ no Dório Silva, foi combinada na quinta (11), ou seja, um dia antes da polêmica declaração de Bolsonaro.

Entre os deputados que estiveram presentes no hospital, está Vandinho Leite (PSDB), que tem domicílio na Serra. A reportagem entrou em contato com o parlamentar, e de acordo com ele, a visita foi agendada com antecedência, houve autorização por parte da direção do Dório Silva e os protocolos sanitárias teriam sido respeitados.

“Governo está com medo de ser fiscalizado e por isso inventou que o nosso ato teria sido uma invasão estimulada por Bolsonaro. Combinamos aquela ação na quarta-feira (x) às 13:30, e a declaração do presidente foi na quinta-feira à noite. A estratégia do Governo é tirar o foco, já que encontramos várias irregularidades”, disse Vandinho.

Além dele, estiverem presentes na inspeção do Dório, os deputados Lorenzo Pasolini (Republicanos), Carlos Von (Avante), Torino Marques e Danilo Bahiense (ambos PSL).
O deputado Carlo Von chegou a publicar o print das conversas direto em suas redes sociais. Ele segue a narrativa de Vandinho, afirmando que ação foi legítima de fiscalização, e foi agendada com antecedência.

“Nossa entrada foi autorizada e isso pode ser facilmente provado através das imagens da recepção do hospital. Usando todos os equipamentos de proteção; permanecemos apenas nos corredores e não entramos em nenhum leito. Além disso, não divulgamos imagem de nenhum profissional ou paciente do hospital”, argumento Carlos Von.

Veja print:

Deputados acusam superlotação de leitos e falta de remédios

Durante a inspeção ao Dório, os deputados dizem que foram identificados superlotação dos leitos, sendo que toda a estrutura do hospital está direcionada para o tratamento de pacientes com Covid-19. Portanto, o Dório não estaria prestando assistência a pacientes com outros problemas de saúde. Além disse, também foi apontado falta de insumos e de medicamentos básicos no tratamento da doença.

Governo do ES crítica ação e diz que foi “invasão”

O caso ainda promete render, isso porque a Procuradoria-Geral do Estado encaminhou notícia crime ao Ministério Público contra os deputados. A PGE diz que a ação foi invasão e relaciona o ato com as declarações de Bolsonaro.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também