Principais cuidados com os filhotes de cães

Finalmente chegou na sua casa aquela bolinha de pelo, é a alegria da casa... E agora? Você sabia que cães filhotes exigem cuidados maiores que
Compartilhe:

Por Dra. Patricia Ribeiro de Oliveira
Médica veterinária da Climev Jardim Camburi e AuAubergue de Laranjeiras

Os filhotes devem tomar a primeira dose do vermífugo com 30 dias de nascidos, a segunda dose, 15 dias depois. Ate completarem 1 ano as vermifugações são trimestrais.
A primeira dose da vacina V8 ou V10 é com 45 dias. A segunda dose de 21 a 30 dias depois e a terceira dose 21 a 30 dias depois da segunda dose.

A vacinação é de extrema importância para prevenir doenças como a parvovirose, cinomose, leptospirose e outras.

Lembrem-se: estas são doenças fatais! Leve sempre para um a veterinário para vacinar. Existem mais três outras vacinas além desta mencionada: raiva, giárdia e pneumodog. Converse com o veterinário para saber a importância de cada uma delas.
Até terminar a vacinação não o leve para passear. Evite tirá-lo de casa. Ele pode ficar doente, mesmo tendo tomado uma ou duas doses da vacina.
Forneça apenas ração própria para filhotes de cães. Filhotes estão em crescimento e precisam de uma alimentação específica com mais proteínas e vitaminas para prevenir doenças futuras.
Evite petiscos com corante, eles podem fazer seu filhote se tornar alérgico e ter problemas de pele futuramente. E só forneça petiscos próprios para filhotes.

Banhos, cuidados e paciência

Evite dar banhos, prefira limpá-lo com banho seco vendido em petshops.
Cuidado especial com objetos pequenos e pontiagudos. Filhotes são curiosos e engolem tudo.
Tenha paciência para ensiná-lo a fazer as necessidades no local que você deseja. Uma dica é deixar bastante jornal ou tapetes higiênicos a disposição.

Parabenize-o quando ele fizer certinho e nunca agrida o animal se ele fizer fora do local. A agressão pode fazê-lo reter a urina e isso vai gerar problemas renais, além das fezes, ele pode ficar constipado ou começar o hábito de ingerir as fezes para evitar a agressão. Caso ele tenha feito as necessidades fora do local, molhe o jornal com a urina e coloque as fezes no jornal, no lugar que você deseja que ele as faça. Limpe bem o local indesejado para remover todo o odor.

Os cães são guiados pelo odor, e a tendência é eles fazerem sempre no local que tem o odor das fezes e urina.
Comece a ensinar o hábito da escovação dos dentes desde filhote. Compre os dedais de silicone em petshop e apenas molhe com água e escove os dentinhos. Isso vai facilitar a escovação quando eles forem adultos. Além de massagear a gengiva para minimizar o incômodo do nascimento e perda dos dentinhos.

 Lembre-se, você acabou de levar para casa uma vidinha inocente, eles dependem de você para crescerem saudáveis.

 

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também