A Serra celebra mais um marco cultural nesta quarta-feira (29) com o evento de entrega das novas poltronas do Cine Queimado, a primeira sala de cinema independente do município, que fica anexa ao Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. A cerimônia marca mais uma etapa na consolidação do espaço, que vem se tornando um ponto de referência para o audiovisual capixaba.
O evento contará com apresentação musical da artista serrana Isis Cristina, roda de conversa e a exibição de curtas-metragens produzidos pela Bigode Produções, todos 100% serranos, frutos das oficinas de formação audiovisual do projeto Papo de Cinema.
Cinema gratuito e acessível
Inaugurado em 19 de março de 2025, o Cine Queimado é a primeira sala de cinema independente e fora de shopping na Serra e a quarta do Espírito Santo. O espaço foi construído com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital público da Secult/ES, e oferece sessões gratuitas de segunda a sexta-feira.
As sessões fixas incluem o Cine Hora do Almoço (das 11h30 às 13h) e o Cine Criança (das 19h às 20h30), que já se tornaram parte da rotina cultural da cidade.
Leia também
Mais conforto e inclusão
Com as novas poltronas acolchoadas, adquiridas por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Iriny Lopes (PT), o Cine Queimado passa a contar com 55 lugares, incluindo assentos adaptados para obesos e cadeirantes.
A cerimônia de entrega contará com a presença da deputada Iriny Lopes, representantes da Secult/ES e Lorena, coordenadora da Bigode Produções, empresa responsável pela criação e gestão do espaço.
Produção 100% serrana
Durante o evento, serão exibidos curtas produzidos por alunos e profissionais locais, reforçando o compromisso do Cine Queimado em valorizar a produção audiovisual serrana e incentivar novos talentos.
A noite de entrega contará ainda com um pot-pourri Papo de Cinema, onde serão exidos três curtas produzidos nas oficinas da Bigode Produções, com apoio do Centro Cultural Eliziário Rangel.
Serão exibidos:
- Momentos – Edição de Talita Santos
- Aplausos Silenciosos – Edição de Ádson Lima
- Luzes do Bairro – Edição de Kiko Miranda, revisão de Lorena Rebello
Todos foram gravados e editados com celular.
O projeto conta também com Aryel Barrere, Daiany Dutra, Eduardo Couto, Israel Costa, Julia Duran, Ríssiani Queiróz e Theo Branches, participantes das turmas de quinta e sexta-feira.
De acordo com a Bigode Produções, os filmes são resultado das atividades formativas do projeto Papo de Cinema, que promove oficinas práticas e teóricas para jovens e adultos da comunidade.
Entrega das poltronas do Cine Queimado
- Data: Quarta-feira, 29 de outubro
- Horário: A partir das 19h
- Local: Cine Queimado – Serra/ES
- Programação: Música com Isis Cristina, roda de conversa e mostra de curtas da Bigode Produções
- Entrada: Gratuita
- Informações: CLIQUE AQUI




