
Atualmente em estado de abandono, o Fórum da Serra Sede deve ser repassado para gestão da Prefeitura da Serra. O espaço será concedido ao Município, que pretende levar várias secretarias e uma gama de serviços públicos ao local como, por exemplo, uma unidade do Sine.
Em conversa com o Jornal TEMPO NOVO, o prefeito Sergio Vidigal detalhou que está dialogando com o Tribunal de Justiça. A ideia é transformar o Fórum Desembargador João Manoel de Carvalho – que está praticamente em desuso – numa grande central de atendimento ao público.
Entre os serviços de atendimento direto ao público, estarão um CRAS e uma nova unidade do Sine da Serra. Vidigal disse que as seguintes secretarias irão ser remanejadas para o Fórum: Assistência Social; Habitação; e Trabalho, Emprego e Renda. Vale ressaltar que em termo de gestão, as três pastas já funcionam como uma só.
Além delas, as secretarias da Mulher e de Direitos Humanos, que também foram unificadas, passarão a ter sede no imóvel. Com isso, os atuais serviços que são oferecidos no Pró-Cidadão serão desmobilizados.
Leia também
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, a ida destas secretarias e de seus serviços para a região da Serra Sede vai contribuir para o fortalecimento do comércio e para o trânsito de pessoas, valorizando a sede administrativa da cidade.
“O Tribunal de Justiça está levando praticamente tudo para o Fórum de São Geraldo; é um processo natural, em vista da grande estrutura que o novo espaço dispõe. Por conta disso, vimos a oportunidade da Prefeitura receber a posse do Fórum da Serra Sede para concentrar serviços e secretarias nesta região, dada a importância da Serra Sede para a gestão administrativa do município”, ressaltou.
Como sinalização de que a prefeitura quer assumir o Fórum, o prefeito Sergio Vidigal realizou uma reunião com representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça nesta segunda-feira (26).
O encontro aconteceu ao lado do Terminal de Laranjeiras, local onde o Município pretende doar uma área de 7 mil m2 para o TJ-ES. A ideia é permutar este espaço, que já abrigou o Shopping do Povo, com o Fórum da Serra Sede.
Na visita, ainda de acordo com Vidigal, estiveram presentes o gerente-geral do Ministério Público do Espírito Santo, Dr. Lidson Fausto da Silva, que representou a procuradora-geral de Justiça, Dra. Luciana Gomes Ferreira de Andrade; o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fabio Clem de Oliveira e o procurador-geral do município, Dr. Harlen Marcelo Pereira de Souza.
Leia também: Antigo Shopping do Povo vai se tornar Fórum de Justiça da Serra em Laranjeiras
Saúde e Educação da Serra em único prédio
Vidigal também revelou que a Prefeitura da Serra começou o processo de transferência das secretarias de Educação e Saúde para o novo prédio administrativo também localizado na Serra Sede. A obra já está sendo finalizada, carecendo apenas de detalhes técnicos como, por exemplo, a colocação de fibra óptica para internet.
Com isso, o prefeito afirma que as duas maiores secretarias da Serra poderão estar dentro de um mesmo prédio e próximo da sede oficial da Prefeitura, permitindo uma integração maior entre todas as pastas que direto e indiretamente se correlacionam com os serviços da Educação e Saúde.
O prefeito afirmou que a expectativa é que até o final do ano o processo de transferência já tenha sido concluído.
Já a Prefeitura antiga, que fica praticamente em frente ao Fórum da Serra Sede, irá abrigar a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que atualmente funciona em um imóvel alugado.
Vidigal ressaltou a importância histórica da sede administrativa antiga que por muitos anos foi o prédio oficial do município, tendo prefeitos despachados diversos projetos desde os anos 70.
“Inaugurando o prédio novo com a Saúde e Educação, levando todos os serviços para o Fórum da Serra Sede e dando um novo propósito para a prefeitura antiga, conseguiremos centralizar a gestão da prefeitura no centro da cidade, que é a capital da cidade, portanto, fazendo jus ao título, desta forma, a prefeitura garante que a região continue sendo preservada na sua importância administrativa e comercial”, disse.
Pró-Cidadão será fechado e Serra vai economizar R$ 3 milhões por ano

Com a retirada do Sine, da Saúde e das demais secretarias do Pró Cidadão, a tendência é que o imóvel deixe de ser funcional para a Prefeitura da Serra. De acordo com o prefeito, o planejamento é que o Pró-Cidadão seja devolvido para o proprietário. Com isso, a prefeitura economizará cerca de R$ 3 milhões por ano somente de aluguel.
Vidigal detalhou que, neste arranjo, apenas a Secretaria de Defesa Social necessitaria de realocação. Ele lembrou que o Município vai construir uma central de segurança pública no Civit II, portanto, até que isso aconteça, a pasta deve ficar situada provisoriamente em algum imóvel, sem localidade definida no momento.
Por fim, o prefeito afirmou que haverá a manutenção do serviço do Sine na região da Grande Laranjeiras. Isso porque a prefeitura está em fase de implantação da chamada Casa do Empreendedor, que será um local destinado a orientação e facilitação de novos negócios na Serra.
Já existe um chamamento público em andamento, do qual três imóveis disputam a sede da Casa do Empreendedor. Uma sucursal do Sine fará parte desta estrutura, que irá atender a moradores em busca de emprego.
Portanto, passando a prefeitura a contar com duas unidades do Sine, algo inédito na Serra.
“A Serra é a cidade que mais abre vagas de emprego no ES e por ter um vasto território, um único Sine está pequeno. Com essa nova modelagem vamos manter uma unidade em Serra Sede, atendendo toda a região central e ao norte litorâneo da cidade e a segunda unidade atendendo ao Sul e as intermediações da Grande Laranjeiras, que cresceu muito nos últimos anos. Mais uma opção para o empreendedor e o morador da Serra”.

