Prefeitura garante retorno do ‘Bike Serra’ com mais estações e melhorias nas bicicletas

Compartilhe:

Em épocas de preços da gasolina beirando o absurdo, nem todo mundo consegue arcar com os custos de se locomover motorizado pela cidade, ainda mais em horários de pico quando o trânsito na Serra tem ficado congestionado. Por isso, parte da população tem buscado outras formas de chegar ao seu destino pagando mais barato. Entre as soluções mais buscadas, está à bicicleta, que é um verdadeiro quebra galho.

Mas nem todo mundo está com dinheiro para comprar uma ‘magrela’ de boa qualidade, por isso, uma das soluções seriam as bicicletas compartilhadas, que geralmente tem preços bem acessíveis.

Na Serra, devido pandemia iniciada em 2020, o antigo contrato que havia com a empresa Serttel foi descontinuado e o serviço deixou de ser oferecido. Só para se ter uma ideia, pouco antes de encerrar as atividades, o plano anual para ter acesso as bicicletas era de apenas R$ 90 (ou seja, R$ 7,5/mês).

Por isso, a reportagem do Jornal TEMPO NOVO buscou informações junto a Prefeitura da Serra a respeito da possibilidade da voltar com as bicicletas compartilhadas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a ideia é lançar o edital para contratação do serviço ainda no primeiro semestre deste ano, ou seja, dentro dos próximos três meses já devem estar na rua as regras e os prazos para que empresas interessadas na gestão das bikes possam concorrer. Além disso,  garantiu que haverá algumas inovações no projeto, “como a alteração dos locais das estações, do modelo das bicicletas e da interface do usuário”.

Como funcionava antes

Implantadas em 2019 o “Bike Serra” contava com 20 estações e 200 bicicletas de uso comunitário. O sistema operava todos os dias das 5 às 23 horas e a devolução das bicicletas podia ser realizada até às 24 horas. As bicicletas para adultos tinham câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. As de uso infantil, para crianças de até 10 anos, possuiam altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis. A Prefeitura não informou detalhes sobre os novos modelos.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também