Prefeitura diz que pacientes de outras cidades contribuem para superlotação de UPAs

Compartilhe:
UPA de Carapina no último dia 9 de abril: unidades estão ficando sobrecarregadas por pacientes com sintomas da doença. Foto: Divulgação Internauta
Segundo a Prefeitura da Serra, por ano, a cidade atende mais de 40 mil pacientes de outros municípios. Foto: Divulgação

A Serra é a única cidade do Espírito Santo que conta com duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), mesmo assim, o atendimento médico da cidade vem sendo alvo de diversas reclamações de moradores, principalmente por conta da superlotação que acontece semanalmente nas unidades. Um dos motivos para isto, segundo a prefeitura, é o atendimento de mais de 40 mil pacientes  de outras cidades do estado por ano.  

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a Serra não recebe nenhum repasse extra para atender esses pacientes de outras cidades. Vitória – de onde vem a maior parte dos pacientes de fora – Fundão, Vila Velha e Aracruz são alguns dos municípios onde os pacientes migram para a Serra.  Ainda segundo a secretaria, são mais de 120 pacientes de fora por dia nas UPAs. 

Em entrevista ao TEMPO NOVO no início de maio, o secretário de Saúde, Alexandre Viana, disse que esse é um dos motivos para a superlotação nas unidades. “Hoje, 95% das pessoas que procuram a UPA não precisariam estar ali; deveriam ir para as unidades básicas, então, começa por aí a superlotação; mas o município não pode negar atendimento. O segundo motivo é que, diariamente, atendemos a mais de 120 pacientes de outros municípios; a maioria, vindas da capital”, disse.

Além dessas causas, a prefeitura afirma que os aumentos alarmantes nos casos de dengue sobrecarregam as UPAs, o que ajuda a demorar mais o atendimento nas unidades e causa a superlotação.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também