
As trilhas do Mestre Álvaro que atualmente se encontram precárias vão receber obras com melhorias. Anunciada pela Prefeitura da Serra em outubro de 2019, a melhora nas cinco trilhas que dão acesso ao topo da montanha está com o projeto executivo já contratado e a fase de licitação será iniciada, segundo o município. A primeira promessa era de começar as obras no início de 2020.
Serão implantadas trilhas sinalizadas em cinco locais do Mestre Álvaro. A montanha é muito frequentada por aventureiros, que sempre reivindicaram melhorias e placas com informações para turistas e moradores que queiram visitar e conhecer o ponto turístico da cidade.
No total, serão feitas cinco trilhas, e uma delas será com acessibilidade para deficientes visuais. A expectativa era de iniciar as obras no início deste ano. A ‘Trilha Norte’ – considerada a mais extensa pela prefeitura – será a primeira a receber as novidades, segundo informação dada pela secretária de Meio Ambiente, Áurea Galvão, ao TEMPO NOVO, em entrevista no final do ano passado.
+ Trilhas do Mestre Álvaro vão ganhar sinalização e guia informativo
+ Mestre Álvaro vai ganhar cinco trilhas com trecho para deficiente visual
Serão feitas sinalização, melhorias nos acessos, itens de segurança serão adicionados, cordas, e serão feitas placas de identificação de cada espaço, em português e inglês. Além de outras com Braille, na trilha para deficientes.
O investimento segundo anunciado pela Prefeitura em 2019 é de aproximadamente R$ 2 milhões e serão gastos de três a quatro meses para finalizar cada trilha.
O Mestre Álvaro possui 833 metros de altitude e uma trilha até o topo pode ser feita em até 4h30, mas o tempo varia de um local para o outro.

