Prefeitura da Serra instala túneis de desinfecção em UPA’s e terminais do transcol

Compartilhe:
Os túneis funcionam como um pulverizador o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é o Dióxido de Cloro (CLO2), estabilizado em solução aquosa a 7%.
Os túneis funcionam como um pulverizador que usa um desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é o Dióxido de Cloro (CLO2), estabilizado em solução aquosa a 7%. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra começou a instalar nesta quinta () túneis de desinfecção para a população em vários pontos da cidade. Trata-se de mais uma ação contra o novo coronavírus, além da distribuição de máscaras e kits limpeza que o município já vem realizando.

O pequeno túnel conta com um sensor de presença que aciona borrifadores em seu interior e libera uma substância desinfetante chamada Atomic 70. Ao todo, serão sete túneis na cidade: três nas UPAs, em Castelândia, Carapina e Serra-Sede; três nos terminais de ônibus, em Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, além de uma unidade itinerante que irá circular nos bairros.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, diz que a cidade está em guerra contra o vírus. “Estamos buscando adotar diariamente medidas eficazes para combater o novo coronavírus. Precisamos muito da ajuda da população para juntos vencermos essa pandemia”.

O secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana, ressalta que a iniciativa é mais uma medida contra o novo coronavírus e não substitui as medidas básicas indicadas na prevenção à doença como higienizar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social.

Entenda o túnel

No interior do túnel são ativados dispositivos que pulverizam, quase como uma poeira, o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é o Dióxido de Cloro (CLO2), estabilizado em solução aquosa a 7%. O Atomic 70 foi desenvolvido por um laboratório de São Paulo e é certificado pela Anvisa. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo a Covid-19.

O fabricante garante que esse produto fica de três a cinco horas na pessoa, na roupa. Ainda de acordo com a empresa, o produto combate não só a Covid-19, sendo eficaz também contra outros tipos de vírus como o da influenza, rubéola e zika vírus.

A instalação dos túneis é mais uma medida de combate ao novo coronavírus. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde está distribuindo mais de 300 mil máscaras para a população, inclusive nas filas da Caixa Econômica Federal; 750 mil kits de limpeza, composto por água sanitária, sabonete e sabão de coco; além de ter reforçado, com novas contratações, as equipes nas unidades de saúde do município.

Saiba mais:

 – Como usar o túnel?

1 – Antes de entrar no túnel é preciso que o usuário retire a máscara de proteção para evitar que ela fique molhada.

2 – Deve passar uma pessoa de cada vez.

3 – O túnel possui um sensor de presença que aciona borrifadores em seu interior que pulverizam, quase como uma poeira, o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana. Basta passar pelo túnel que os sensores são acionados.

– O que é pulverizado dentro do túnel?

Um desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é o Dióxido de Cloro (CLO2), estabilizado em solução aquosa a 7%.  Desenvolvido por um laboratório de São Paulo e certificado pela Anvisa. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo a Covid-19.

– O produto mancha a roupa?

Não. O produto não mancha a roupa, não é corrosivo e não é tóxico. O produto também é inofensivo aos olhos, pele e cabelos.

– Qual a duração do produto?

O fabricante garante que esse produto fica de três a cinco horas na pessoa, na roupa.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também