
A Prefeitura da Serra afirmou, nesta terça-feira (14), que não procedem as informações referentes a um suposto atraso no pagamento dos médicos e demais servidores da saúde que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Nos últimos dias, o tema foi levantado nas redes sociais, mas a administração municipal afirma que se trata de “fake news”.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, desmente o atraso de salário e mostra documentos que comprovam as transferências bancárias realizadas pela secretaria para as instituições que administram as UPAs.
“Estou aqui para desmentir que os servidores da UPA de Carapina estão com os salários atrasados. Tenho aqui o extrato bancário do ano de 2022 todo endereçado à instituição que faz a gestão dos pagamentos”, disse Bernadete.
A secretária ainda afirma mostra outro extrato bancário, referente ao ano de 2023 (veja vídeo abaixo).
Leia também
“Estou aqui também com o extrato bancário datado de 11 de janeiro de 2023 para a mesma instituição com repasse de pagamento. Eu preciso informar, inclusive, que o contrato de gestão a gente começa pagando adiantado”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Quem também se pronuncia no vídeo é a gerente da UPA de Carapina, Taize Almeida. “Eu represento a empresa Mahatma Gandhi, que é responsável pela gestão da unidade. Faço questão de estar aqui agora para esclarecer e trazer a verdade Nós não temos nenhum colaborador, seja médico ou funcionário, com salário atrasado”, afirmou.
A gerente ainda destacou que todos os meses a prefeitura faz o repasse sem atraso. “Ocorreu que, neste mês, pontualmente, nós tivemos um problema com nosso sistema e nossa folha de pagamento precisou ser feita de forma manual”, disse.
A gestora da UPA de Castelândia, Francimar Baptista, também se pronunciou.
“A de Castelândia é gerenciada pela organização social IESP. Não existem atrasos nos pagamentos. Isso é uma mentira. Toda a equipe médica, prestadores, colaboradores recebem seus salários em dia. A Prefeitura da Serra faz o repasse para o IESP religiosamente. Então qualquer informação diferente dessa é uma inverdade”, afirmou.
Além disso, o vídeo gravado pela Prefeitura da Serra mostra o relato de um médico. Leonardo Thabaldi, que atua em Castelândia, afirmou que recebe o pagamento sempre em dia.
“Trabalho aqui há mais ou menos dois anos. Há alguns questionamentos que estamos com atraso de salário. O que posso falar é a verdade: aqui a gente nunca apresentou um atraso de salário durante esses anos que estou aqui. Uma das vantagens de realmente trabalhar aqui é porque a gente nunca teve atraso de salário”, declarou.
Informação de atraso de pagamento foi publicada por ex-vereador
A informação, que a prefeitura afirma ser “fake news”, sobre o atraso nos pagamentos foi publicada pelo ex-vereador da Serra e atual deputado estadual, Pablo Muribeca. Oposição declarada ao prefeito Sergio Vidigal, o parlamentar utiliza suas redes sociais frequentemente para criticar a administração municipal e apresentar denúncias.
Em vídeo publicado, Muribeca diz que os servidores da UPA de Carapina estariam sem receber salário há um mês. Diz ainda que teria acionado o Ministério Público.
Antes como vereador e agora como deputado, Muribeca não esconde ser adversário político de Vidigal. Inclusive, já afirmou que pretende se candidatar para disputar a Prefeitura da Serra nas próximas eleições.

