Prefeitura regulariza situação de ambulantes de Laranjeiras

Compartilhe:
Ambulantes estão autorizados a trabalharem em algumas calçadas. Foto: Arquivo TN
Ambulantes estão autorizados a trabalharem em algumas calçadas. Foto: Arquivo TN

A briga entre os vendedores ambulantes de Parque Residencial Laranjeiras e a Prefeitura da Serra parece ter chegado ao fim. Isso porque o Município autorizou a atuação destes camelôs nas ruas do bairro. Apesar da liberação, só podem trabalhar nas vias da comunidade os moradores que são cadastrados e regularizados.

Desde 2017, quando a Prefeitura anunciou a implantação do estacionamento rotativo nas ruas do bairro, os ambulantes entraram em colisão com a administração municipal e chegaram a realizar manifestações na Avenida Central de Laranjeiras. O Município construiu um camelódromo – alternativa criada para retirar os ambulantes das ruas do bairro – mas o local não foi bem aceito e está fechado.

Agora, a Prefeitura disse que há locais onde os ambulantes foram autorizados a trabalhar, como em calçadas mais largas e na Praça dos Correios, onde o fluxo de pedestres não é comprometido. Apesar disso, o Município afirma que realiza ações de fiscalização diariamente.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Disse ainda que possui um Código de Posturas, instituído pela Lei Municipal nº 1.522, que regulamenta o licenciamento do trabalho dos vendedores ambulantes. Além disso, novos vendedores ambulantes podem se cadastrar para atuarem nas ruas. Os interessados podem procurar o protocolo da Prefeitura para se cadastrar.

Espaço, que antes era muito disputado, está vazio. Foto: Gabriel Almeida

Camelódromo

Conforme anunciado pelo TEMPO NOVO, o camelódromo de Laranjeiras está vazio e fechado. Após os vendedores ambulantes saírem do espaço e voltarem a atuar nas ruas do bairro, a Prefeitura da Serra desistiu de utilizar o espaço construído especificamente para os camelôs.

Em uma nota enviada para a reportagem, a Prefeitura disse que disponibilizou um espaço para atuação dos ambulantes, o camelódromo, “mas não houve interesse por parte dos vendedores de permanecerem no local”.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também