Poluição do ar mata 51 mil pessoas por ano no Brasil | Portal Tempo Novo

Serra, 10 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 26 de setembro de 2018 às 10:00

Poluição do ar mata 51 mil pessoas por ano no Brasil


A poluição do ar mata 51 mil pessoas por ano no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão ligado à ONU. E tratamentos de doenças associados a esta poluição custam 1,7 bilhão aos sistemas de saúde nas 29 metrópoles brasileiras, conforme estudos de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O problema será tema do 1º congresso global sobre poluição do ar, para debater as recomendações aos 193 países-membros visando melhorar o meio ambiente. O evento acontece entre os próximos dias 29 de setembro e 1º de outubro em Genebra, na Suíça.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, também conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a legislação brasileira sobre o ar conta com parâmetros da década de 1990, considerados defasados.

Das metrópoles brasileiras, a Grande Vitória é especialmente castigada. Isto porque, além do trânsito, construção civil e outras fontes difusas de poluição, a região abriga o complexo Siderúrgico de Tubarão (Vale e Arcelor), um dos maiores do mundo. Na última sexta (21) os Ministérios Públicos Estadual e Federal, além do Governo do ES, assinaram acordo com Vale e Arcelor para que as duas reduzam a quantidade de pó preto que lançam no ar até 2023.

No entanto o acordo não estabelece metas claras nem trata da redução dos gases nocivos à saúde emanados das duas empresas, localizadas em Serra e Vitória.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por