Polícia resgata macaco e aves ameaçados de extinção no interior do ES

0
O macaco foi recolhido em Venda Nova do Imigrante. Divulgação Polícia Ambiental
O macaco foi recolhido em Venda Nova do Imigrante. Divulgação Polícia Ambiental

Um macaco da espécie sauá e diversas aves ameaçadas de extinção foram recolhidos no interior do Estado nesta segunda-feira (12). Os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais.

Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) averiguou denúncias sobre a criação de pássaros silvestres de forma ilegal em Domingos Martins. Nas residências fiscalizadas foram recolhidos dois papagaios da espécie chauá e um catatau, aves que estão na lista de ameaçados de extinção, além de quatro trinca ferros, três coleiros, gaiolas e armadilhas.

Em outra propriedade, só que em Venda Nova do Imigrante foi recolhido um macaco da espécie sauá, que também corre risco de extinção. Os animais foram encaminhados à Sede do Parque Estadual Pedra Azul onde serão avaliados e reintroduzidos no habitat natural.

Por se tratar de crime ambiental manter animal silvestre em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais, o infrator deverá comparecer a justiça para prestar esclarecimentos. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal, no caso de espécie em vias de extinção o valor chega a R$ 5.000,00.

Confira mais fotos:

 

Comentários