Polícia Federal realiza buscas na residência de Eduardo Cunha e aliados

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é investigado na Operação Lava Jato. Deputados, senadores e ministros da legenda também são alvo da ação
Compartilhe:
Eduardo Cunha é investigado pela Polícia Civil na Operação Lava Jato. Foto: Divulgação
Eduardo Cunha é investigado pela Polícia Civil na Operação Lava Jato. Foto: Divulgação
Eduardo Cunha é investigado pela Polícia Civil na Operação Lava Jato. Foto: Divulgação

Com autorização do ministro Teori Zavascki (Supremo Tribunal Federal), a Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a ação batizada como Catilinárias, quando realizou buscas na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), em Brasília. Na ocasião, o celular do parlamentar foi apreendido.

A ação faz parte das investigações da operação Lava Jato, que beneficiou políticos e empresários em um esquema de lavagem de dinheiro. Nas investigações, Cunha é acusado de ter sido beneficiado com R$ 5 milhões em propina e manter dinheiro em contas secretas na Suíça.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em um escritório do peemedebista, no Rio de Janeiro, e na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados. O objetivo é impedir que provas que possam relacionar Cunha ao esquema sejam destruídas.

A PF também realizou buscas nas residências da chefe de gabinete de Cunha, Denise Santos, e do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, cuja indicação é do presidente da Câmara.

As residências dos deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Aureo (SD-RJ); dos ministros Celso Pansera (PMDB-RJ), da Ciência e Tecnologia e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB) também está sendo alvo da ação, bem como os senadores Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Bezerra (PSB-PE).

Foram cumpridos ainda mandados ainda no Ceará e no Rio de Janeiro, em endereços relacionados ao ex-presidente da Transpetro (Petrobras Transportes S/A), Sérgio Machado.

Eduardo Cunha está sendo processado no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

 

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também