Polícia apreende 15 pássaros silvestres em uma residência na Serra

Compartilhe:
A operação aconteceu em Nova Carapina II. Foto: Divulgação

Quinze pássaros foram recolhidos pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em uma residência na Serra. O responsável não tinha autorização para criar as aves em cativeiro e responderá por crime contra a fauna brasileira.

 O fato ocorreu no bairro Nova Carapina II, na Serra, na manhã da última sexta-feira (13). Durante atendimento à denúncia anônima, a equipe adentrou na residência e avistou os pássaros silvestres em gaiolas. Em contato com o responsável pelos animais, a guarnição foi informada de que ele não possui registro no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) autorizando a criação dos pássaros silvestres.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No local foram apreendidos 15 pássaros silvestres sendo eles quatro “sabiás”, quatro “coleiros”, dois “sanhaços”, um “corrupião”, um “tico-tico”, um “canário-da-terra”, um “galo da campina” e um “melro”.

Por se tratar de crime ambiental a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro, o infrator responderá na justiça. A pena prevista é a detenção de seis meses a um ano, além da multa de R$ 500,00 por animal de espécie não ameaçada de extinção.

A Polícia Ambiental ressalta que a entrega voluntária de animal silvestre isenta o cidadão das penalidades previstas em lei, inclusive a multa. Para realizar esta ação, o cidadão deve entrar em contato com o BPMA através do telefone 3636 0173 para informar o transporte do animal irregular até a unidade mais próxima e concluir a devolução.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também