PF deflagra operação contra fraudes no Farmácia Popular no ES

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), na Serra, a Operação Pseudofarm, com o objetivo de apurar fraudes no Programa Farmácia Popular do Brasil. A ação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz) e investiga a inserção de dados falsos em sistemas informatizados vinculados ao programa federal.

As investigações apontam a existência de um esquema voltado à geração de reembolsos indevidos ao governo federal, por meio da inserção de dados falsos em sistemas informatizados do programa. Segundo a Polícia Federal, entre as irregularidades apuradas estão o uso indevido de dados de beneficiários, a apresentação de prescrições médicas falsas ou ideologicamente falsas e o registro de dispensação de medicamentos que não teriam sido efetivamente entregues ou fornecidos em quantidade superior à real.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Serra, expedidos pelo Poder Judiciário, com o objetivo de recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outros elementos que possam contribuir para o aprofundamento das investigações.

A Operação Pseudofarm foi determinada pela Justiça Estadual, por meio da 2ª Vara de Garantias de Porto Velho, e integra as ações da Polícia Federal no combate a crimes contra a administração pública e a fraudes que atingem programas sociais financiados com recursos federais.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também