Peixe de grande porte aparece em praia da Serra e chama atenção de populares

Compartilhe:
O animal foi capturado por moradora e virou comida. Foto: Divulgação

Um peixe de grande porte, conhecido como espadarte ou meca chamou atenção de banhistas e moradores da Praia da Baleia, que fica entre Manguinhos e Jacaraípe, na manhã deste domingo (27). O animal virou comida de populares, depois de encalhar na areia e vir a óbito. Banhistas e alguns ativistas também acharam se tratar de um marlim.

O TEMPO NOVO recebeu o vídeo e entrou em contato com o ativista ambiental da região, Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) que disse que pode se tratar de um marlim. 

“Também recebi vídeos e fotos e parece se tratar de um marlim, não dá pra saber se está preso em rede ou não”, comenta Claudiney.

Muitos moradores e curiosos estavam na região observando o peixe. “Parece que o pessoal tirou o peixe da água que agora está encalhado na areia”, completou o ativista.

O biólogo Cláudio Santiago disse que se trata de um espardate. “Peixe oceânico de águas bem profundas e pode ser encontrado em toda costa brasileira. Deve ter vindo caçar por conta dos cardumes de pescadinhas que ficam ali”.

Segundo um ativista que não não quis de identificar o peixe é oceânico de grandes profundidades e por ele estar na costa, na beira da praia pode estar doente ou machucado. “Este de hoje provável que esteja machucado, e é da espécie conhecida como meca ou espadarte. Ele tinha algo nas costas dele, parecia um machucado. Mas ele estava bem robusto e forte, o que significa que não está doente”.

Liderança comunitária de Manguinhos, Guilherme Lima também disse que se trata de um peixe parecido com marlim e que ele morreu logo depois que encalhou na areia. “Ele infelizmente virou comida para humanos”.

A reportagem tentou contato com a Polícia Militar Ambiental e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Veja vídeo do animal ainda vivo:

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também