Parceria Público Privada dos Resíduos Sólidos da Serra fica pra 2019

Prefeitura da Serra deu o start para a realização do estudo que dará o diagnóstico sobre o lixo na cidade
Compartilhe:
Lixo acumulado no bairro pode atrair mais roedores e outras pragas. Foto: Leitor TN
A Serra tem vários pontos viciados de descarte de lixo. Foto: Divulgação leitor

Pode sair do papel a primeira Parceria Público Privada (PPP) da Serra. A empresa Ziguia Engenharia foi escolhida por meio de concorrência pública para realizar estudo e apontar estratégias para destinação de resíduos sólidos urbanos, resíduos de saúde e limpeza urbana. O valor do contrato é de R$ 460 mil.

Segundo o secretário de Serviços da Serra, Guto Lorenzoni, a meta da administração é de que a PPP esteja em vigência no primeiro semestre de 2019.  “Vamos diagnosticar vários retratos dessa situação [lixo]. Realizar um estudo para apresentar para a Serra sobre a limpeza pública, depois lançamos a PPP. Até o final do ano o estudo fica pronto”, explicou.

Sobre a projeção de custos com a PPP, Lorenzoni disse que não é possível adiantar. “Não temos ideia de valor porque é baseado no percentual de 5% orçamentário, a lei das PPPs determina que o município só pode comprometer 5% da sua receita corrente liquida, temos que ver”, lembrou. 
 
Guto falou sobre os benefícios para a população, a partir da instituição da PPP. “Recursos melhores equacionados, viabilidade de estrutura física melhor, coletas de lixo diferenciadas, acondicionamento de lixo submerso, geração de energia com o lixo, tanto na parte orgânica como de energia, gerando retorno do recurso público”, avaliou.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também