Para supersoldado a ‘guerra’ na Grande Vitória é a mais tensa

Compartilhe:
Deyvid Pimentel é morador da Serra-sede. Foto: Divulgação
Deyvid Pimentel é morador da Serra-sede. Foto: Divulgação

Por Clarice Poltronieri

Um serrano faz parte da elite policial brasileira. Trata-se do morador da Serra-sede, Deyvid Pimentel, de 29 anos. Há sete meses o jovem ingressou na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), grupo que reúne a nata da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Brasil. Deyvid também é policial militar da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) há seis anos.

Apesar das situações tensas que enfrente durante as operações da Força Nacional, os maiores riscos que viveu foram com a Rotam na Grande Vitória durante tiroteios com bandidos e operações para prender traficantes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Deyvid conta como foi para ingressar nestes grupos de Elite. “Para entar na Rotam eu fiz um curso dentro da Polícia Militar. Já para a FSPN, fizemos uma seleção e só os quatro primeiros colocados foram enviados. Eu fui o primeiro. O processo faz levantamento de ficha criminal e estado de saúde, seguido por teste de aptidão física. Depois, fomos a Brasília fazer um curso de nivelamento de um mês com policiais de todo país. Foi engrandecedor conhecer tantas culturas diferentes”, destaca.

Com a Força Nacional, ele já participou de uma operação no Mato Grosso e atualmente está em Teresina, Piauí. “No Mato Grosso atuei em uma frente contra o desmatamento junto ao Ibama. No Amazônia se vê muita mata e de repente aparece uma cidade no meio dela. Lá prendemos pessoas e materiais. Inibir o desmatamento é sempre arriscado”, lembra.

 

Saudade

Já em Teresina, ele atua numa frente destacada para reduzir o índice de criminalidade. A Força Nacional está lá há dois meses apoiando o patrulhamento das ruas. “É uma experiência enriquecedora. Mas a saudade de casa sempre aperta, principalmente da esposa”, confessa Deyvid que é recém-casado e nesses sete meses veio apenas duas vezes visitar a família e os amigos.

Além de todas essas atividades, ele ainda dá treinos físicos, pois é bacharel em Educação Física. “Na Rotam faço parte da comissão de aplicação de Teste de Aptidão Física (TAF) e já fui instrutor físico, tanto na Rotam, quanto na Força Nacional”, finaliza.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também