Um homem de 41 anos foi preso na tarde de quinta-feira (21) após duas crianças de 5 e 3 anos serem resgatadas em situação de abandono na Serra. As vítimas, que foram identificadas como filhos dele, estavam em uma casa imunda, com fezes espalhadas e sem alimentação.
Tanto o nome dos envolvidos, como o bairro da ocorrência, não serão divulgados em coformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD).
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) foi acionada pelo Conselho Tutelar que ao verificar a denúncia encontrou o pai com comportamento agressivo. Conforme boletim de ocorrência, durante a ocorrência o suspeito chegou a agredir uma das crianças e apenas permitiu a entrada na casa com a chegada dos agentes.
Ao entrar na residência, os agentes encontraram o ambiente com cheiro insalumbre, apenas com um colchão no chão e fezes espalhadas. Não havia alimento, água e nem sequer eletrodomésticos. Segundo o Conselho Tutelar, a mãe das crianças foi encontrada e alegou não saber sobre a situação.
A Prefeitura da Municipal da Serra informou em nota que acompanha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a situação das crianças e que ambas foram retiradas do ambiente em que se encontravam e acolhidas em um abrigo institucional, com acompanhamento da rede de proteção social. “Quanto à presença das crianças na rede escolar, a Secretaria Municipal de Educação informa que não há registro de matrícula das mesmas na rede municipal de ensino”.
Em nota, a Polícia Civil (PCES) informa que o suspeito conduzido à Delegacia Regional da Serra, foi autuado em flagrante por abandono material e impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público (MPES) no exercício de função. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

