Orla de Balneário Carapebus fica sem vegetação após ‘limpeza’ feita pela Prefeitura

Compartilhe:
Após a intervenção da Prefeitura, trecho da orla de Balneário Carapebus ficou completamente sem vegetação. Foto: Bruno Lyra
Após a intervenção da Prefeitura, trecho da orla de Balneário Carapebus ficou completamente sem vegetação. Foto: Bruno Lyra

Uma nova ação de ‘limpeza’ sobre área de restinga feita Prefeitura da Serra no litoral voltou a gerar polêmica na cidade. Desta vez foi na orla de Balneário Carapebus, que ficou completamente sem vegetação, deixando toda a areia exposta.

O trecho mais afetado fica na av. Beira Mar próximo ao entroncamento com a rua Jacarandá. Ativista da Ong Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, questionou: “Isto é uma limpeza ou supressão de restinga?”

Outro trecho da praia, indo na direção de Bicanga, também teve a vegetação completamente retirada. E ao lado dele a erosão provocada pelo mar avança em direção a avenida Beira Mar.

Em nota enviada à reportagem na última terça-feira (14), a Prefeitura da Serra, disse que “as intervenções realizadas têm o intuito de promover a recuperação da área através da retirada de espécie exóticas, considerando que o local era habitat majoritariamente de espécies exóticas altamente invasoras”.

Prometeu ainda fazer a recuperação com plantio de espécies nativas da restinga nos trechos que o solo ficou completamente exposto após a retirada da vegetação. Esses locais também serão cercados. No entanto não disse quando começa o plantio.

A orla entre Bicanga e Carapebus está recebendo obras de drenagem e pavimentação, além de ciclovia e calçadão. Nos trechos onde as estruturas estão sendo implantadas, a restinga estava sendo respeitada até a última terça-feira (14), quando a reportagem esteve na região.

Corte de restinga em Manguinhos e Jacaraípe

Pelo menos em outras duas situações recentes o corte de restinga feito pela Prefeitura gerou reclamações. Um deles em novembro do ano passado, quando árvores nativas foram cortadas entre Praia da Baleia e Manguinhos.

A outra em julho de 2018, quando a Prefeitura, com autorização do governo Estadual, cortou uma área de restinga em frente ao Solemar, em Jacaraípe. O local havia sido recuperado ao longo das últimas duas décadas por surfistas e ativistas ambientais.

Por lei federal, restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP). É abrigo para espécies de animais e plantas – alguns ameaçados de extinção – ajudando a proteger inclusive a desova de tartarugas marinhas. Também tem papel relevante na contenção da erosão do mar.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também